Habilidades: compreender o conceito de solução; realizar cálculos envolvendo as diferentes unidades de concentração e aplicá-los no reconhecimento de problemas relacionados à qualidade da água para consumo.
As soluções são misturas homogêneas constituídas por duas ou mais substâncias em que uma delas se chama solvente e a(s) outra(s) soluto(s).
Solvente + Soluto(s) --› Solução
As soluções podem encontrar-se em qualquer estado físico, no entanto, quando estamos no laboratório de química o mais vulgar é encontrar soluções líquidas em que geralmente o solvente é a água e o soluto é um sólido.
Exemplos de soluções:
Solução líquida - Um refrigerante sem gás
Solução gasosa - O ar que nos rodeia
A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis (álcool, gasolina), alguns produtos de limpeza (como sabonetes líquidos), o vidro, uma moeda de latão e muitas outras misturas homogêneas que estão presentes no nosso dia a dia são exemplos de soluções.
A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis (álcool, gasolina), alguns produtos de limpeza (como sabonetes líquidos), o vidro, uma moeda de latão e muitas outras misturas homogêneas que estão presentes no nosso dia a dia são exemplos de soluções.
Como se identifica o soluto e o solvente numa solução?
- Se o soluto e o solvente estiverem em estados físicos diferentes, o solvente é o que tem o mesmo estado físico da solução.
- Se o soluto e o solvente estiverem no mesmo estado físico, o solvente é aquele que se encontra em maior quantidade.
- Se ambos estiverem no estado líquido e na mesma quantidade, o solvente será o líquido mais volátil (aquele que se evapora com mais facilidade).
Como se prepara uma solução?
Como se prepara uma solução?
Quando se pretende preparar no laboratório uma determinada solução de concentração conhecida, em que o soluto é uma substância sólida, deve-se seguir os passos descritos a seguir:
- Medir a massa de soluto a utilizar, utilizando uma espátula para deitar o soluto sobre o vidro de relógio.
- Dissolver o soluto com um pouco de solvente até obter uma mistura homogênea.
- Transferir a mistura para um balão volumétrico, com a ajuda de um funil de vidro e de uma vareta de vidro.
- Lavar o béquer com um pouco de água, para completa remoção do soluto, transferindo-a também para o balão volumétrico.
- Adicionar água com muito cuidado até que o nível da solução atinja exatamente a marca do balão.
- Tapar o balão volumétrico.
- Calcular a concentração final, com os valores exatos da massa utilizada e do volume de solução.
- Rotular o balão volumétrico, indicando na etiqueta a concentração da solução e o nome da mesma.
Questão:
O soro caseiro é feito misturando 1 litro de água, 3,5g de sal e 20g de açúcar (C12H22O11), o qual serve para combater a desidratação causadas por vômitos ou diarreia, e pode ser usado até mesmo por bebês e animais domésticos. Qual é a concentração dessa solução em g/l?Uma solução foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de água. Considerando que o volume da solução permaneceu 2,0 L, qual é a concentração da solução final?
a) 2 g/L
b) 4 g/L
c) 6 g/L
d) 8 g/L
e) 10 g/L
Fonte:
http://www.explicatorium.com/cfq-7/preparacao-de-uma-solucao.html
http://files.curriculo-e-praticas-pedagogicas.webnode.com/200000124-ef60df05a5/COMPET%C3%8ANCIAS%20E%20HABILIDADES%20-%202%C2%BAANO_EM_QUIM.pdf
http://files.curriculo-e-praticas-pedagogicas.webnode.com/200000124-ef60df05a5/COMPET%C3%8ANCIAS%20E%20HABILIDADES%20-%202%C2%BAANO_EM_QUIM.pdf
https://brainly.com.br/tarefa/14829738
https://centrodemidias.am.gov.br/storage/dmdocuments/18M2QUI002P1.pdf
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-concentracao-comum.htm
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/guia-de-transicao-do-ensino-medio/
https://centrodemidias.am.gov.br/storage/dmdocuments/18M2QUI002P1.pdf
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-concentracao-comum.htm
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/guia-de-transicao-do-ensino-medio/
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