quarta-feira, 13 de maio de 2020

Etapa lenta de uma reação química

Habilidade: Reconhecer que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar a etapa lenta de uma transformação química como a determinante da velocidade com que ela ocorre.

A Lei da Velocidade ou Lei de Guldberg-Waage foi proposta em 1867 pelos cientistas norugueses Cato Maximilian Guldberg (1836-1902) e Peter Waage (1833-1900). 

Foi enunciada da seguinte forma: "A velocidade de uma reação é diretamente proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes, para cada temperatura, elevada a expoentes experimentalmente determinados." Os expoentes que constam na lei irão determinar a ordem da reação.

Alguns processos químicos ocorrem em várias etapas. As reações globais são as que ocorrem em mais de uma etapa. A velocidade desta reação depende da velocidade das etapas participantes. Quando isto acontecer, determina-se a velocidade da reação através da etapa lenta.  

É fácil entender porque utiliza-se a etapa lenta para determinar a velocidade da reação. Imagine por exemplo uma viagem de ônibus entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  

Aparentemente, temos a impressão que a viagem vai acontecer em uma única etapa (sair de São Paulo e chagar ao Rio). Mas na prática, há três etapas. A primeira etapa é chegar até a rodoviária (10 minutos), a segunda pegar o ônibus, mais 5 horas (300 minutos) e por último, já no Rio de Janeiro, pegar um ônibus até o seu destino (5 minutos). Como a segunda etapa gastou mais tempo, arredondamos a viagem para 5 horas. Com as reações químicas é mais ou menos assim que acontece. 

Questão
(UEMG) Uma reação química hipotética é representada pela seguinte equação:  
A(g) + B(g) → C(g) + D(g)  
e ocorre em duas etapas:  
A(g) → E(g) + D(g) (Etapa lenta)  
E(g) + B(g) → C(g) (Etapa rápida)  
A lei da velocidade da reação pode ser dada por  
a) v = k.[A]¹  
b) v = k.[A]¹.[B]¹  
c) v = k.[C]¹.[D]¹  
d) v = k.[E]¹.[B]¹

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário