segunda-feira, 11 de maio de 2020

Linguagem Química

Habilidade: Descrever as transformações químicas em linguagem discursiva.

A linguagem química é caracterizada por fazer uso de uma variedade de representações simbólicas – fórmulas, estruturas moleculares, modelos atômicos, reações químicas, etc. 

Quando as substâncias iniciais se transformam em novas substâncias, dizemos que aconteceu uma transformação química. As transformações químicas podem ser representadas através de um esquema de palavras. As substâncias iniciais chamam-se reagentes e as novas substâncias que se formam, chamam-se produtos da reação.  
Ao conjunto chama-se sistema reacional:  
Reagentes → Produtos da Reação

Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre numa reação química; portanto elas devem representar o que ocorre antes e depois da reação. 

Por exemplo, a água pode ser separada nos elementos que a constituem, fazendo-se aquilo a que vulgarmente chamamos de eletrólise da água. Nesta transformação, a água decompõe-se em hidrogênio e oxigênio, por ação da corrente elétrica: 
Água (l) → Hidrogênio (g) + Oxigênio (g)

Se quisermos utilizar fórmulas químicas para escrever esta equação, devemos escrever:  
H2O (l) → H2 (g) + O2 (g) 

Com certeza você conhece o processo de fotossíntese, onde as plantas transformam o dióxido de carbono da atmosfera e a água em oxigênio e glicose. 
Esta é uma transformação química que ocorre por ação da luz. 
Esta reação química pode traduzir-se pelo seguinte esquema de palavras:  
Dióxido de carbono (g) + Água (l) → Glicose (s) + Oxigênio (g)

Assim, podemos observar que os reagentes são o dióxido de carbono e a água, enquanto que os produtos da reação são a glicose e o oxigênio.  
Utilizando esta linguagem, podemos escrever os símbolos químicos em vez dos nomes das substâncias, escrevendo assim uma equação química:  
CO2 (g) + H2O (l) ---› C6H12O6 (s) + O2 (g)

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário