Habilidade: Refletir sobre o significado do senso comum de água "pura" e água potável.
Água potável é o nome dado para a água pronta para o consumo de pessoas e animais. Ela não pode apresentar riscos de doenças para quem a consome.
O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública. Para tanto a água passa por diversos processos até ficar potável. Dois desses processos são polêmicos e discutidos em diversos países como os EUA. São eles:
Desinfecção

Fluoretação
Opcionalmente, pode ser feita a fluoretação, quando é adicionado fluorsilicato de sódio ou ácido fluorsilícico em dosagens adequadas. Com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores até aos 12 anos de idade, período de formação dos dentes. Por ser arbitrária, essa pratica costuma causar certa polêmica nos EUA, devido ao fato de que, em cerca de 20% dos casos, causa algum tipo de fluorose infantil.
Água Pura
A água pura por definição é a água totalmente livre de outras substâncias, isto é, apenas H2O. Sendo a definição de pura é aquela utilizada em química, ou seja, ausência de outras substâncias, então a água potável não é pura. A água potável pode conter outras substâncias que foram absorvidas pela água mas não fazem mal à saúde.


Fonte:
ResponderExcluirEste artigo oferece uma excelente exploração das diferenças entre água pura e potável, destacando a importância de garantir o acesso a água de qualidade para consumo. Parabenizo os insights valiosos compartilhados aqui. Em áreas onde o abastecimento de água potável é um desafio, o transporte de água por caminhão pipa emerge como uma solução vital. Empresas como a Água Doce, acessíveis em www.aguadocerio.com.br, desempenham um papel crucial no fornecimento de água potável segura para comunidades e negócios, garantindo saúde e bem-estar.