Habilidade: Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas.
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, pode ser classificado em físico ou químico.
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.
Exemplo: após a combustão de um fósforo, a composição da cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito inicialmente presente.
O fenômeno químico altera a natureza da matéria.
O fenômeno químico altera a natureza da matéria.
É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.
Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.
Experiência:
Material
1. Ferro com e sem ferrugem;
2. Feijão cru e cozido;
3. Leite e queijo;
4. Água e gelo.
Procedimento
Mostre os pares dos materiais relacionados acima e promova um debate sobre o tipo de fenômeno que deu origem à mudança na matéria. Após os alunos chegarem às respostas, apresente os resultados:
1. O aparecimento da ferrugem no ferro é um fenômeno químico.
A oxidação é produto de uma reação química entre o ferro e o oxigênio presente no ar.
2. Já o processo de preparo do feijão é físico, uma vez que o feijão continua a ser feijão após cozido.
3. E o queijo? É produto de uma reação química do leite conhecida como coagulação (coalhada), portanto, se classifica como fenômeno químico.
O leite se transforma em um derivado pela ação de bactérias.
4. As mudanças de estado físico sofridas pela água são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo é uma prova deste fenômeno físico.
Questão
(UFPE) Veja os esquemas a seguir:
corrente elétrica
I. Água → gás hidrogênio, gás oxigênio
calor
II. Gelo → água
luz
III. Água oxigenada → água e gás oxigênio
Classifique cada transformação em fenômeno físico ou químico.
(UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3
Questão
(UFPE) Veja os esquemas a seguir:
corrente elétrica
I. Água → gás hidrogênio, gás oxigênio
calor
II. Gelo → água
luz
III. Água oxigenada → água e gás oxigênio
Classifique cada transformação em fenômeno físico ou químico.
(UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3
(UFSC) As transformações que ocorrem em um sistema podem ou não ocasionar alteração na constituição da matéria envolvida. De acordo com o enunciado, estão corretas as associações:
01. Digestão de um alimento — fenômeno físico
luz
02. Água oxigenada → água + oxigênio gasoso — reação química
04. Queima de fogos de artifício — fenômeno físico
08. Transformação do gelo em água — fenômeno físico
16. Sublimação do iodo sólido — reação química
Dê a soma dos itens corretos.
(UNESP – SP) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.
Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.
Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química
b) física, química e química
c) química, física e física
d) química, física e química
e) química, química e física
Fonte:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/fenomenos-fisicos-quimicos.htm
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-fenomenos-fisicos-quimicos.htm
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-fenomenos-fisicos-quimicos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário