segunda-feira, 18 de maio de 2020

Fenômenos Químicos e Físicos

Habilidade: Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas.

Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, pode ser classificado em físico ou químico. 

Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. 

Exemplo: após a combustão de um fósforo, a composição da cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito inicialmente presente. 
O fenômeno químico altera a natureza da matéria.  

Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. 
É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. 

Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.  

Experiência:  
Material  
1. Ferro com e sem ferrugem; 
2. Feijão cru e cozido; 
3. Leite e queijo; 
4. Água e gelo.  

Procedimento  
Mostre os pares dos materiais relacionados acima e promova um debate sobre o tipo de fenômeno que deu origem à mudança na matéria. Após os alunos chegarem às respostas, apresente os resultados:  
1. O aparecimento da ferrugem no ferro é um fenômeno químico.
A oxidação é produto de uma reação química entre o ferro e o oxigênio presente no ar.  

2. Já o processo de preparo do feijão é físico, uma vez que o feijão continua a ser feijão após cozido.  

3. E o queijo? É produto de uma reação química do leite conhecida como coagulação (coalhada), portanto, se classifica como fenômeno químico.  
O leite se transforma em um derivado pela ação de bactérias.  

4. As mudanças de estado físico sofridas pela água são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo é uma prova deste fenômeno físico.

Questão

(UFPE)  Veja os esquemas a seguir:                   
                   corrente elétrica 
I. Água              →              gás hidrogênio, gás oxigênio                                                        
                    calor
II. Gelo        →        água                                                                          
                                        luz 
III. Água oxigenada        →        água e gás oxigênio         

Classifique cada transformação em fenômeno físico ou químico.

(UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?  
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.  
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.  
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”  
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”  
Estão corretas apenas:  
a) 1 e 2  
b) 2 e 3  
c) 3 e 4  
d) 2 e 4  
e) 1 e 3

(UFSC)  As transformações que ocorrem em um sistema podem ou não ocasionar alteração na constituição da matéria envolvida. De acordo com o enunciado, estão corretas as associações:     
01. Digestão de um alimento — fenômeno físico 
                                   luz 
02. Água oxigenada   →   água + oxigênio gasoso — reação química  
04. Queima de fogos de artifício — fenômeno físico  
08. Transformação do gelo em água — fenômeno físico  
16. Sublimação do iodo sólido — reação química  
Dê a soma dos itens corretos.

(UNESP – SP)  A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.  
Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:  
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;  
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;  
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.  
Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:  
a) física, física e química  
b) física, química e química  
c) química, física e física  
d) química, física e química  
e) química, química e física

Fonte:

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