terça-feira, 10 de novembro de 2020

Currículo de Química - 4º Bimestre - Conteúdos e Habilidades

 1º Ano 

Temas/Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo 
Metais – processos de obtenção e relações quantitativas 
Relações quantitativas envolvidas na transformação química 
Estequiometria; impactos ambientais na produção do ferro e do cobre 
Massa molar e quantidade de matéria (mol) 
• Cálculo estequiométrico – massas, quantidades de matéria e energia nas transformações 
• Cálculos estequiométricos na produção do ferro e do cobre 
• Impactos socioambientais na extração mineral e na produção do ferro e do cobre

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Identificar as principais formas de poluição geradas na extração e na metalurgia de minérios de ferro e de cobre 
• Representar as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol) 
• Calcular massas molares das substâncias 
• Realizar cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e número de partículas 
• Prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas em termos de massas e quantidade de matéria (mol) 
• Avaliar os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de ferro e de cobre

2º Ano 
Temas/Conteúdos
Materiais e suas propriedades 
Metais e sua utilização em pilhas e na galvanização 
Relação entre a energia elétrica e as estruturas das substâncias em transformações químicas 
Reatividade de metais; explicações qualitativas sobre as transformações químicas que produzem ou demandam corrente elétrica; conceito de reações de oxirredução 
• Reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos 
• Transformações que envolvem energia elétrica – processos de oxidação e de redução 
• As ideias de estrutura da matéria para explicar oxidação e redução 
• Transformações químicas na geração industrial de energia 
• Implicações socioambientais das transformações químicas que envolvem eletricidade 
• Diferentes usos sociais dos metais

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer as evidências das transformações químicas que ocorrem entre metais e ácidos e entre metais e íons metálicos 
• Identificar transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica 
• Relacionar a energia elétrica produzida e consumida na transformação química com os processos de oxidação e de redução 
• Estabelecer uma ordem de reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos 
• Descrever o funcionamento de uma pilha galvânica 
• Interpretar os processos de oxidação e de redução a partir de ideias sobre a estrutura da matéria 
• Avaliar as implicações sociais e ambientais das transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica 
• Avaliar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e baterias

3º Ano
Temas/Conteúdos
O que o ser humano introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera 
Poluição, perturbações da biosfera, ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável 
Poluição atmosférica; poluição das águas por efluentes urbanos, domésticos, industriais e agropecuários; perturbação da biosfera pela produção, uso e descarte de materiais e sua relação com a sobrevivência das espécies vivas; ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável 
• Desequilíbrios ambientais pela introdução de gases na atmosfera, como SO2 , CO2 , NO2 e outros óxidos de nitrogênio 
• Chuva ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio – causas e consequências 
• Poluição das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outras causas, e contaminação por agentes patogênicos 
• Perturbações na biosfera por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis fósseis, indústrias, rupturas das teias alimentares e outras causas 
• Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas inter-relações 
• Impactos ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável 
• Ações corretivas e preventivas e busca de alternativas para a sobrevivência no planeta

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer os gases SO2 , CO2 e CH4 como os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e identificar as principais fontes de emissão desses gases 
• Reconhecer os gases SO2 , NOx e CO2 como os principais responsáveis pela intensificação de chuvas ácidas e identificar as principais fontes de emissão desses gases 
• Reconhecer a diminuição da camada de ozônio como resultado da atuação de clorofluorcarbonetos (CFCs) no equilíbrio químico entre ozônio e oxigênio 
• Reconhecer agentes poluidores de águas (esgotos residenciais, industriais e agropecuários, detergentes, praguicidas) 
• Reconhecer a importância da coleta e do tratamento de esgotos para a qualidade das águas
• Reconhecer perturbações na biosfera causadas pela poluição de águas e do ar, além de outras ocasionadas pelo despejo direto de dejetos sólidos 
• Reconhecer que a poluição atmosférica está relacionada com o tempo de permanência e com a solubilidade dos gases poluentes, assim como com as reações envolvendo esses gases 
• Relacionar as propriedades dos gases lançados pelos seres humanos na atmosfera para entender alguns prognósticos sobre possíveis consequências socioambientais do aumento do efeito estufa, da intensificação de chuvas ácidas e da redução da camada de ozônio 
• Interpretar e explicar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico, suas inter-relações e os impactos gerados por ações humanas 
• Aplicar conceitos de concentração em ppm, de solubilidade, de estrutura molecular e de equilíbrio químico para entender a bioacumulação de pesticidas ao longo da cadeia alimentar 
• Avaliar custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos da transformação e da utilização de materiais obtidos pelo extrativismo 
• Organizar conhecimentos e aplicá-los para avaliar situações-problema relacionadas a desequilíbrios ambientais e propor ações que busquem minimizá-las ou solucioná-las

Fonte:
Matriz de Avaliação processual

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