1º Ano
Temas/Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Metais – processos de obtenção e relações quantitativas
Relações quantitativas envolvidas na transformação química
Estequiometria; impactos ambientais na produção do ferro e do cobre
• Massa molar e quantidade de matéria (mol)
• Cálculo estequiométrico – massas, quantidades de matéria e energia nas transformações
• Cálculos estequiométricos na produção do ferro e do cobre
• Impactos socioambientais na extração mineral e na produção do ferro e do cobre
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Identificar as principais formas de poluição geradas na extração e na metalurgia de minérios de ferro e de cobre
• Representar as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol)
• Calcular massas molares das substâncias
• Realizar cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e número de partículas
• Prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas em termos de massas e quantidade de matéria (mol)
• Avaliar os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de ferro e de cobre
2º Ano
Temas/Conteúdos
Materiais e suas propriedades
Metais e sua utilização em pilhas e na galvanização
Relação entre a energia elétrica e as estruturas das substâncias em transformações químicas
Reatividade de metais; explicações qualitativas sobre as transformações químicas que
produzem ou demandam corrente elétrica; conceito de reações de oxirredução
• Reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos
• Transformações que envolvem energia elétrica – processos de oxidação e de redução
• As ideias de estrutura da matéria para explicar oxidação e redução
• Transformações químicas na geração industrial de energia
• Implicações socioambientais das transformações químicas que envolvem eletricidade
• Diferentes usos sociais dos metais
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer as evidências das transformações químicas que ocorrem entre metais e
ácidos e entre metais e íons metálicos
• Identificar transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica
• Relacionar a energia elétrica produzida e consumida na transformação química com os
processos de oxidação e de redução
• Estabelecer uma ordem de reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos
• Descrever o funcionamento de uma pilha galvânica
• Interpretar os processos de oxidação e de redução a partir de ideias sobre a estrutura da
matéria
• Avaliar as implicações sociais e ambientais das transformações químicas que ocorrem
com o envolvimento de energia elétrica
• Avaliar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvânicas e baterias
3º Ano
Temas/Conteúdos
O que o ser humano introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera
Poluição, perturbações da biosfera, ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável
Poluição atmosférica; poluição das águas por efluentes urbanos, domésticos, industriais e
agropecuários; perturbação da biosfera pela produção, uso e descarte de materiais e sua
relação com a sobrevivência das espécies vivas; ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento
sustentável
• Desequilíbrios ambientais pela introdução de gases na atmosfera, como SO2
, CO2
, NO2
e
outros óxidos de nitrogênio
• Chuva ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio – causas e
consequências
• Poluição das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outras causas, e
contaminação por agentes patogênicos
• Perturbações na biosfera por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis fósseis,
indústrias, rupturas das teias alimentares e outras causas
• Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas inter-relações
• Impactos ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável
• Ações corretivas e preventivas e busca de alternativas para a sobrevivência no planeta
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer os gases SO2
, CO2
e CH4 como os principais responsáveis pela intensificação
do efeito estufa e identificar as principais fontes de emissão desses gases
• Reconhecer os gases SO2
, NOx
e CO2
como os principais responsáveis pela intensificação
de chuvas ácidas e identificar as principais fontes de emissão desses gases
• Reconhecer a diminuição da camada de ozônio como resultado da atuação de
clorofluorcarbonetos (CFCs) no equilíbrio químico entre ozônio e oxigênio
• Reconhecer agentes poluidores de águas (esgotos residenciais, industriais e
agropecuários, detergentes, praguicidas)
• Reconhecer a importância da coleta e do tratamento de esgotos para a qualidade
das águas
• Reconhecer perturbações na biosfera causadas pela poluição de águas e do ar, além de
outras ocasionadas pelo despejo direto de dejetos sólidos
• Reconhecer que a poluição atmosférica está relacionada com o tempo de permanência
e com a solubilidade dos gases poluentes, assim como com as reações envolvendo
esses gases
• Relacionar as propriedades dos gases lançados pelos seres humanos na atmosfera para
entender alguns prognósticos sobre possíveis consequências socioambientais do aumento
do efeito estufa, da intensificação de chuvas ácidas e da redução da camada de ozônio
• Interpretar e explicar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico,
suas inter-relações e os impactos gerados por ações humanas
• Aplicar conceitos de concentração em ppm, de solubilidade, de estrutura molecular e
de equilíbrio químico para entender a bioacumulação de pesticidas ao longo da cadeia
alimentar
• Avaliar custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos da transformação e da
utilização de materiais obtidos pelo extrativismo
• Organizar conhecimentos e aplicá-los para avaliar situações-problema relacionadas a
desequilíbrios ambientais e propor ações que busquem minimizá-las ou solucioná-las
Fonte:
São Paulo Faz Escola - Ciências da Natureza - Ensino Médio - Caderno do Professor
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EM_Pr_CNT_01_vol4_V4_Preliminar.pdfhttps://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EM_Pr_CNT_02_vol4_V4_Preliminar.pdf
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v4-2020/EM_Pr_CNT_03_vol4_V4_Preliminar.pdf
Matriz de Avaliação processual
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