Habilidade: Identificar os componentes principais dos alimentos, suas propriedades e funções no organismo.
Os seres vivos são constituídos de substâncias orgânicas e inorgânicas.
Essas são a água e os minerais; e aquelas, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.
A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo dessas substâncias e também das transformações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos, graças à sua presença.
A água é a substância mais abundante e está intimamente relacionada ao surgimento e manutenção da vida, tanto dentro quanto fora do organismo de qualquer ser vivo. Dentre as suas diversas funções, é bastante eficaz como solvente e também como moderadora de temperatura.
Os sais minerais são encontrados dissolvidos na água, em forma de íons, na forma de cristais ou ligados a moléculas orgânicas. Dessa forma, é perceptível que executam funções diversas, como a formação de estruturas, regulação de reações químicas, dentre outras.
Os lipídios são responsáveis pelo armazenamento de energia e são componentes celulares.
Já as proteínas são responsáveis por grande parte do metabolismo celular e pelas defesas do organismo.
Quanto às vitaminas, essa expressão se refere a substâncias orgânicas que o corpo precisa, em pequenas concentrações, para o seu bom funcionamento, mas não é capaz de produzir.
Algumas delas são a vitamina D, que atua no metabolismo do cálcio e fósforo, e a vitamina K, que previne hemorragias, uma vez que atua na coagulação do sangue.
Finalmente, os ácidos nucleicos são substâncias que constituem os genes e possuem dois tipos: o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico).
Fonte:
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/bioquimica.htm
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/27-gifs-que-vao-te-mostrar-como-e-o-paraiso/
Nenhum comentário:
Postar um comentário