Existem várias formas de representar um mesmo composto químico, isso se faz através da Fórmula Química, que pode nos fornecer algumas informações sobre a substância que ela representa.
Conheceremos agora 5 formas de apresentação de um composto, tomaremos como exemplo a substância orgânica Benzeno.
Fórmula estrutural plana
É a fórmula que descreve todos os elementos presentes na molécula do composto e a disposição dos átomos através de uma representação plana, os pares de elétrons que estabelecem a ligação química são representados por traços (─). A fórmula estrutural ao lado mostra como os átomos que compõe o Benzeno estão ligados entre si.
Fórmula molecular
Neste tipo de fórmula o elemento é representado por seu símbolo seguido do índice (número subscrito) indicando a quantidade de átomos presentes em cada molécula. Temos, portanto, o número de átomos que compõem a substância, como vemos, existem 6 Carbonos (C) e 6 Hidrogênios (H) em uma molécula de Benzeno.
Fórmula empírica
É como se fosse uma forma “resumida” de representar os compostos. A estrutura simples só permite compreender o formato da estrutura Benzênica e a presença das insaturações (ligações duplas).
Desta forma os carbonos e hidrogênios são identificados pela cor e tamanho, onde os C são representados pela cor preta e os H pela cor branca.
Fórmula em estrutura de traços e bolas
Esta última representação é a mais usada para inserir a matéria Química Orgânica, ela permite observar o formato da estrutura e ainda visualizar o tipo de ligação que une os hidrogênios à cadeia principal.
Aliás, existem no mercado peças para montagem de estrutura de traços e bolas, como se fosse um quebra-cabeça, onde o professor pode demonstrar passo a passo a formação dos compostos orgânicos.
Anel benzeno montado com peças plásticas: um excelente material didático para ser trabalhado em sala de aula.
Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/classificacao-das-formulas.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário