Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea
Avaliação Bimestral - 4º Bimestre
Professor: Jean
Disciplina: Química
Série: 3º Turma _____
Aluno (a): ________________
Responder somente o GABARITO no caderno e enviar:
01. ( )
02. ( )
03. ( )
04. ( )
05. ( )
Entrega: até 06 de dezembro.
Enviar com NOME, SÉRIE e TURMA para:
E-mail: quimica.prof.jean@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/quimica.prof.jean
Enviar com NOME, SÉRIE e TURMA para:
E-mail: quimica.prof.jean@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/quimica.prof.jean
Habilidades: Refletir sobre as consequências ocasionadas pela queima dos combustíveis fósseis para a atmosfera. Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera. Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa de materiais combustíveis. Determinar a fórmula molecular de uma determinada substância. Identificar os componentes principais dos alimentos, suas propriedades e funções no organismo.
Questões
01. (PUC - Rio) A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como consequências:
a) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.
b) aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.
c) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.
d) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.
e) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele.
02. (Enem 2011) Uma empresa norte-americana de bioenergia está expandindo suas operações para o Brasil para explorar o mercado de pinhão manso. Com sede na Califórnia, a empresa desenvolveu sementes híbridas de pinhão manso, oleaginosa utilizada, hoje, na produção de biodiesel e de querosene de aviação.
MAGOSSI, E. O Estado de São Paulo. 19 maio 2011 (adaptado).
Com base no texto, a melhoria agronômica das sementes de pinhão manso abre para o Brasil a oportunidade econômica de
a) ampliar as regiões produtoras pela adaptação do cultivo a diferentes condições climáticas.
b) beneficiar os pequenos produtores camponeses de óleo pela venda direta ao varejo.
c) abandonar a energia automotiva derivada do petróleo em favor de fontes alternativas.
d) baratear cultivos alimentares substituídos pelas culturas energéticas de valor econômico superior.
e) reduzir o impacto ambiental pela não emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera.
03. (Unifor-CE) Em todas as moléculas representadas a seguir, os átomos diferentes unem-se entre si por apenas um par de elétrons. A que possui o maior número de ligações desse tipo é:
a) HCl
b) H2O
c) NH3
d) N2H4
e) CH4
04. (PUC-RIO) Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Qual deles é obtido em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?
a) Carboidratos e proteínas
b) Proteínas para ambas as dietas
c) Proteínas e lipídios
d) Proteínas e carboidratos
e) Carboidratos para ambas as dietas
05. (Enem 2017) O impacto apresentado nesse ambiente tem sido intensificado pela
b) irregularidade das chuvas decorrentes do fenômeno climático El Niño.
c) queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás natural.
d) vaporização crescente dos oceanos devido ao derretimento das geleiras.
e) extinção de organismos marinhos responsáveis pela produção de oxigênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário