segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Avaliação Bimestral - 4º Bimestre - 3° Ano

Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea
Avaliação Bimestral - 4º Bimestre 
Professor: Jean 
Disciplina: Química 
Série: 3º     Turma _____ 
Aluno (a): ________________  

Responder somente o GABARITO no caderno e enviar: 
01. (   )
02. (   )
03. (   )
04. (   )
05. (   )

Entrega: até 06 de dezembro.  

Enviar com NOME, SÉRIE e TURMA para: 
E-mail: quimica.prof.jean@gmail.com 
Facebook: https://www.facebook.com/quimica.prof.jean

Habilidades: Refletir sobre as consequências ocasionadas pela queima dos combustíveis fósseis para a atmosfera. Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera. Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa de materiais combustíveis. Determinar a fórmula molecular de uma determinada substância. Identificar os componentes principais dos alimentos, suas propriedades e funções no organismo.

Questões

01. (PUC - Rio)   A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como consequências:     
a) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.  
b) aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.  
c) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.  
d) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa. 
e) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele.

02. (Enem 2011) Uma empresa norte-americana de bioenergia está expandindo suas operações para o Brasil para explorar o mercado de pinhão manso. Com sede na Califórnia, a empresa desenvolveu sementes híbridas de pinhão manso, oleaginosa utilizada, hoje, na produção de biodiesel e de querosene de aviação. 
MAGOSSI, E. O Estado de São Paulo. 19 maio 2011 (adaptado).
Com base no texto, a melhoria agronômica das sementes de pinhão manso abre para o Brasil a oportunidade econômica de  
a) ampliar as regiões produtoras pela adaptação do cultivo a diferentes condições climáticas.  
b) beneficiar os pequenos produtores camponeses de óleo pela venda direta ao varejo.  
c) abandonar a energia automotiva derivada do petróleo em favor de fontes alternativas.  
d) baratear cultivos alimentares substituídos pelas culturas energéticas de valor econômico superior.  
e) reduzir o impacto ambiental pela não emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera.

03. (Unifor-CE) Em todas as moléculas representadas a seguir, os átomos diferentes unem-se entre si por apenas um par de elétrons. A que possui o maior número de ligações desse tipo é:  
a) HCl  
b) H2O  
c) NH3  
d) N2H4  
e) CH4

04. (PUC-RIO) Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Qual deles é obtido em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?  
a) Carboidratos e proteínas  
b) Proteínas para ambas as dietas  
c) Proteínas e lipídios  
d) Proteínas e carboidratos  
e) Carboidratos para ambas as dietas

05. (Enem 2017) O impacto apresentado nesse ambiente tem sido intensificado pela  
a) intervenção direta do homem ao impermeabilizar o solo urbano. 
b) irregularidade das chuvas decorrentes do fenômeno climático El Niño. 
c) queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás natural. 
d) vaporização crescente dos oceanos devido ao derretimento das geleiras. 
e) extinção de organismos marinhos responsáveis pela produção de oxigênio.

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