segunda-feira, 13 de julho de 2020

Obtenção do gás cloro

Habilidade: Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do gás cloro por eletrólise ígnea.

Dentre os vários elementos que podemos encontrar na natureza, alguns são empregados de maneira mais ampla ou variada, como, por exemplo, o oxigênio, nitrogênio, a amônia e, também, o cloro, um gás muito importante. 
O cloro foi obtido inicialmente por Scheele, na sua forma gasosa, pela oxidação do ácido clorídrico (HCl) com MnO2:   

A partir dessa reação, pode-se obter, em laboratório, o hipoclorito de sódio (NaClO), como pode-se verificar no esquema a seguir:   

Produção industrial 
O cloro é produzido industrialmente por dois métodos distintos: 
1. Pela eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio (NaCl), no processo de fabricação de NaOH: 

2. E na eletrólise do NaCl fundido, no processo de fabricação do sódio: 

O processo de produção do cloro/soda consiste na passagem de uma corrente elétrica em salmoura de cloreto de sódio, obtendo-se como resultado o cloro (Cl2), a soda (NaOH) e o hidrogênio (H2). 

Diferentes usos 
O gás cloro é tóxico e foi usado nos combates da Primeira Guerra Mundial. Ele provoca irritações na garganta e lacrimejamento. Em concentrações mais elevadas, pode provocar desde danos aos pulmões até a morte. 

Contudo, quando utilizado adequadamente, o cloro apresenta muitas qualidades. Ele é usado há muito tempo com fins sanitários - e é indispensável para o tratamento da água; utiliza-se cloro também na desinfecção de resíduos industriais e de piscinas. Em virtude das suas propriedades descorantes, ele é usado no branqueamento de fibras vegetais, como algodão, linho, etc.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário