quarta-feira, 15 de julho de 2020

Avaliação Bimestral - 2º Bimestre - 3º Ano

Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea 
Avaliação Bimestral - 2º Bimestre (Entregar para NOTA) 
Professor: Jean 
Disciplina: Química 
Série: 3º     Turma _____ 
Aluno (a): ________________  

Habilidades: Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química. Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem.

Responder somente o GABARITO no caderno e enviar: 
01. (   ) 
02. (   ) 
03. (   ) 
04. (   )
05. (   )

Questões

01. (UDESC-SC) Se um comprimido efervescente que contém ácido cítrico e carbonato de sódio for colocado em um copo com água e mantiver-se o copo aberto, observa-se a dissolução do comprimido acompanhada pela liberação de um gás. Assinale a alternativa correta sobre esse fenômeno.  
a) A massa do sistema se manterá inalterada durante a dissolução.  
b) A velocidade de liberação das bolhas aumenta com a elevação da temperatura da água.  
c) Se o comprimido for pulverizado, a velocidade de dissolução será mais lenta.  
d) O gás liberado é o oxigênio molecular.  
e) O fenômeno corresponde a um processo físico.

02. A sabedoria popular indica que, para cozinhar batatas, é indicado cortá-las em pedaços. Em condições reacionais idênticas e utilizando massas iguais de batata, mas algumas inteiras e outras cortadas, verifica-se que a cortada cozinha em maior velocidade. O fator determinante para essa maior velocidade da reação é o aumento da:  
a) pressão  
b) temperatura  
c) concentração  
d) superfície de contato  
e) natureza dos reagentes

03. (Uespi) Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, conseguiram ativar o CO2 para uso em uma reação química. Esse procedimento é um primeiro passo para um sonho antigo do homem: realizar a fotossíntese artificial. Para isso, os pesquisadores se utilizaram de um catalisador sem metal. Nesse sentido, qual o papel de um catalisador em uma reação química?  
a) Diminuir as energias de reagentes e produtos.  
b) Encontrar um novo caminho reacional com uma menor energia de ativação.  
c) Ser consumido durante a reação, propiciando uma maior quantidade de reagente.  
d) Eliminar completamente a energia de ativação.  
e) Inibir os choques efetivos de reagentes e produtos.

04. (FATEC) Nas condições ambientes, é exemplo de sistema em estado de equilíbrio uma:  
a) xícara de café bem quente.
b) garrafa de água mineral gasosa fechada.
c) chama uniforme de bico de Bunsen.
d) porção de água fervendo em temperatura constante.
e) tigela contendo feijão cozido.

05. (Enem/2010) Às vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à perturbação do equilíbrio químico existente entre alguns dos ingredientes do produto de acordo com a equação: 
CO2(g) + H2O(l) ⇄ H2CO3(aq)
A alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência a:  
a) Liberação de CO2 para o ambiente. 
b) Elevação da temperatura do recipiente. 
c) Elevação da pressão interna do recipiente. 
d) Elevação da concentração de CO2 no líquido. 
e) Formação de uma quantidade significativa de H2O.

Entrega: até 24 de julho.  

Enviar com NOME, SÉRIE e TURMA para: 
E-mail: quimica.prof.jean@gmail.com 
Facebook: https://www.facebook.com/quimica.prof.jean

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