quarta-feira, 15 de julho de 2020

Avaliação Bimestral - 2º Bimestre - 2º Ano

Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea 
Avaliação Bimestral - 2º Bimestre (Entregar para NOTA) 
Professor: Jean 
Disciplina: Química 
Série: 2º     Turma _____ 
Aluno (a): ________________  

Habilidades: Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água. Expressar e inter-relacionar as composições de soluções em g/LIdentificar como o ser humano polui a água através das atividades que desempenha no cotidiano. Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo. 

Responder somente o GABARITO no caderno e enviar: 
01. (   ) 
02. (   ) 
03. (   ) 
04. (   )
05. (   )

Questões

01. (Cesgranrio) Numa das etapas do tratamento de água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:  
a) filtração  
b) sedimentação  
c) sifonação  
d) centrifugação  
e) cristalização

02. (FAAP-SP- modificada) Calcule a concentração, em g/L, de uma solução aquosa de nitrato de sódio que contém 30 g de sal em 400 mL de solução.   
a) 0,075.   
b) 75.   
c) 12000.   
d) 12.   
e) 0,0133. 

03. (VUNESP) Nos rios, é lançada, geralmente, grande quantidade de esgoto, provocando, em alguns casos, a morte de muitos peixes. Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais: 
a) Aumento na quantidade de oxigênio e diminuição na quantidade de bactérias anaeróbicas. 
b) Aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e conseqüente aumento na quantidade de oxigênio. 
c) Diminuição na quantidade de oxigênio e aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas. 
d) Aumento no número de indivíduos herbívoros que eliminam grande parte de fitoplâncton. 
e) Diminuição da quantidade de alimento com conseqüente mortandade dos peixes, a longo prazo.

04. (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.  Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:  
a) desenvolver processos de reutilização da água.  
b) explorar leitos de água subterrânea.  
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.  
d) captar águas pluviais.  
e) importar água doce de outros estados.

05. (Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:  
a) reduzida área de solos agricultáveis.  
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.  
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.  
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.  
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

Entrega: até 24 de julho.  

Enviar com NOME, SÉRIE e TURMA para: 
E-mail: quimica.prof.jean@gmail.com 
Facebook: https://www.facebook.com/quimica.prof.jean

Nenhum comentário:

Postar um comentário