Habilidade: Classificar os combustíveis quanto ao estado físico, sua origem e sua aplicação.
A Química é uma ciência que contribui enormemente para o progresso e bem-estar da sociedade. Esse progresso ocorreu, em grande parte, porque os conhecimentos químicos sobre a transformação da matéria possibilitaram ao homem entender como controlar e usar a energia.
Os processos de obtenção de energia têm o calor como sua principal fonte. Esse calor, por sua vez, é obtido geralmente pelas reações de combustão ou queima de materiais combustíveis. Os combustíveis podem ser sólidos, como a lenha e o carvão; líquidos, como a gasolina e o etanol; e gasosos, como o gás butano e propano (gás de cozinha) e o gás natural (metano).
Até a Idade Média o combustível mais utilizado pelo homem era a madeira. Na Revolução Industrial, passou-se a utilizar mais o carvão, cuja queima produzia vapor que era usado para movimentar máquinas, locomotivas e navios.
Ainda hoje se usa o carvão para a geração de energia elétrica, porém, o combustível mais utilizado no mundo atualmente é o petróleo, cujo refino produz vários tipos de combustíveis, como a gasolina e o óleo diesel.
Entretanto, a combustão dos derivados do petróleo gera poluição no meio ambiente. Além disso, ele não é renovável, o que significa que suas reservas podem esgotar-se. Por isso, existe uma mobilização mundial para o desenvolvimento de combustíveis que sejam renováveis e que gerem "energia limpa".
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário