Habilidade: Avaliar aspectos gerais que influenciam nos custos (ambiental e econômico) da produção de diferentes materiais.
No Brasil, a mineração de ferro acontece principalmente nos estados de Minas Gerais (Quadrilátero Central), Pará (Serra do Carajá) e Mato Grosso do Sul (Maciço do Urucum).
O Brasil possui grandes reservas de minério de ferro, sendo esse um dos protagonistas na balança comercial do país, especialmente a nível de exportação, e a China seu maior comprador. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o Brasil é o segundo maior produtor do minério de ferro do mundo. As reservas alcançam cerca de 29 bilhões de toneladas.
Os principais impactos ambientais associados à mineração de ferro são:
Poluição atmosférica, devido ao uso de explosivos nas minas que emitem gases poluentes.
Poluição sonora, devido às explosões.
Poluição das águas pela lama gerada e que requer construção de barragens para conter os rejeitos e, consequentemente, evitar a contaminação química dos recursos hídricos e do solo.
O desmatamento também é um grande problema ambiental, principalmente nas áreas do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. Essa região é abrangida pelo bioma Mata Atlântica, e parte dos remanescentes das áreas de Mata Atlântica pertence às mineradoras.
Nas áreas de exploração do ferro, a vegetação é removida para dar lugar à lavra a céu aberto, iniciando também outro impacto ambiental, a exposição dos solos, os quais perdem a sua fertilidade e ficam expostos a processos erosivos.
O Ministério do Meio Ambiente também aponta problemas nas áreas de mineração de ferro como a presença de antigas barragens de contenção, que podem romper-se e provocar sérios danos ao local em que se encontram.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário