Tabela Periódica Artística
Exposição Virtual - 2º Bimestre
E. E. Prof. Luiz D'Áurea
Fonte:
Quando representamos o número de massa de um átomo qualquer, a forma correta de escrevê-lo é do lado direito ou esquerdo superior da sigla do átomo, como podemos ver no padrão geral ao lado.
O número de prótons de um átomo é dado pelo número atômico (Z), o qual é posicionado sempre à esquerda da sigla do átomo, na parte inferior.
Número de nêutrons: com base no número de massa e no número de prótons, reescrevendo a equação da seguinte forma:
02. (FUVEST/SP) O conjunto esquematizado contém inicialmente os reagentes A e B separados. Utilizando dois conjuntos desse tipo, são realizados os experimentos 1 e 2, misturando-se A e B, conforme descrito a seguir:
O hidróxido de sódio não existe na natureza, ele é produzido industrialmente por meio de reações de eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio (NaCl – salmoura), conforme pode ser visto abaixo:
Desde a Antiguidade o homem realiza a reação química para a produção de sabão a partir do uso da soda cáustica, pois ela reage com óleos e gorduras, convertendo-os em substâncias solúveis e fluídas, que são removidas pela lavagem.
Na imagem ao lado o produtor de sabão está com as mãos bem protegidas, em razão do uso da soda cáustica.
O número atômico, representado pela letra Z maiúscula, corresponde ao número de prótons existentes no núcleo dos átomos (Z=P).
Repare que na reação não houve ganho nem perda de massa, o que ocorreu foi a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.
02. (FAAP-SP- modificada) Calcule a concentração, em g/L, de uma solução aquosa de nitrato de sódio que contém 30 g de sal em 400 mL de solução.
03. (Vunesp) Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
Prótons: são partículas carregadas positivamente com carga relativa igual a +1. Sua massa relativa também é de 1.
Essas partículas subatômicas possuem a massa relativa praticamente igual à dos prótons, isto é, 1. Mas, na realidade, a massa do nêutron é um pouco maior que a do próton. Isso é interessante porque, se fosse o contrário, isto é, se os prótons fossem ligeiramente mais pesados do que os nêutrons, todos os prótons seriam transformados em nêutrons. O resultado seria que, sem os prótons, os átomos não existiriam.