segunda-feira, 29 de junho de 2020

Uso e preservação da água no mundo

Habilidade: Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo. 

A água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, pois atende as necessidades básicas dos ecossistemas e da agroindústria. Considerada recurso natural renovável, é indispensável a todas as formas de vida.  

Encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, apenas um pequeno percentual da água é doce, somente cerca de 4% é próprio para consumo.  

Essa substância é imprescindível à manutenção de toda vida terrestre, tanto fauna como flora. Fazendo parte da composição desses seres vivos, até realizando processos fisiológicos mais complexos. É de suma importância a preservação da água para a biodiversidade. Lembrando que água sendo um ciclo, não se acabará. O que será cada vez mais escassa é a sua potabilidade.  

Preservação  
O volume de água no globo é distribuído de forma bastante desigual, varia de acordo com o clima e a geografia, por exemplo. A engenheira ambiental da ATS, Fernanda Rêgo, destaca que a Constituição Federal de 1988 estabelece a todos os indivíduos, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida.  

Entretanto, os desafios são grandes e não podem ficar restritos somente às entidades públicas. Todos nós devemos nos conscientizar e preservar os recursos hídricos, patrimônio natural. Por isso, a importância dessa data, 22 de março, que, em 2017, teve como foco a preservação de nascentes.  

Para que o ciclo da água funcione em perfeito estado, sem contaminação atmosférica, hídrica e do solo, é preciso que as florestas se mantenham em pé, uma vez que possuem a função de proteger o solo, abastecer os lençóis freáticos, filtrar as impurezas, entre outras.  

Reuso de água doméstica  
Toda água encanada que é utilizada nas residências, no comércio e nas indústrias, é descartada pelo esgoto. Após essa utilização, é possível classificar essas águas em negra ou cinza. A água negra é proveniente dos vasos sanitários, onde esteve em contato com matéria fecal. 

A água cinza é qualquer água residual, que foi usada em processos domésticos (chuveiro, lavanderia e lavatórios). O uso de água cinza já é largamente adotado em outros países. Alguns estados brasileiros atualizaram a legislação com a exigência da separação de suas águas, como é o caso do Paraná. Essa pode ser reaproveitada por meio de um sistema que separa as tubulações de cada saída e redireciona para lavagem de pisos e descargas sanitárias, por exemplo.  

Reuso da água da chuva  
As cisternas são reservatórios que recolhem a água da chuva e a armazenam para uso doméstico geral. É um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para uso restrito no ambiente doméstico. É considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios.  

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário