1º Ano
Temas/Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
– Combustíveis – transformação química, massas envolvidas e produção de energia
– Reagentes e produtos – relações em massa e energia
– Reações de combustão; aspectos quantitativos nas transformações químicas; poder calorífico dos
combustíveis
• Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações
químicas
• Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicas
• Formação de ácidos e outras implicações socioambientais da produção e do uso de diferentes
combustíveis
– Primeiras ideias sobre a constituição da matéria
– Modelo de Dalton sobre a constituição da matéria
• Conceitos de átomo e de elemento segundo Dalton
• Suas ideias para explicar transformações e relações de massa
• Modelos explicativos como construções humanas em diferentes contextos sociais
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Identificar os reagentes, produtos e a energia envolvida em reações de combustão.
• Estimar as proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas.
• Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e mineral e de outros combustíveis.
• Identificar as principais ideias sobre a constituição da matéria a partir das ideias de Dalton (modelo atômico de Dalton).
• Determinar a massa, calor produzido e o poder calorífico de combustíveis nas transformações químicas.
• Reconhecer os fenômenos da chuva ácida e o efeito estufa por meio de figuras, diagramas e textos.
• Reconhecer o modelo atômico de Dalton na interpretação da constituição da matéria e a lei de conservação de massa nas transformações químicas.
2º Ano
Temas/Conteúdos
Materiais e suas propriedades
– O comportamento dos materiais e os modelos de átomo
– As limitações das ideias de Dalton para explicar o comportamento dos materiais; o modelo de Rutherford-Bohr; ligações químicas iônicas, covalentes e metálicas; energia de ligação das
transformações químicas
• Condutibilidade elétrica e radiatividade natural dos elementos
• O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos materiais
• O modelo de Bohr e a constituição da matéria
• O uso do número atômico como critério para organizar a tabela periódica
• Ligações químicas em termos de forças elétricas de atração e repulsão
• Transformações químicas como resultantes de quebra e formação de ligações
• Previsões sobre tipos de ligação dos elementos a partir da posição na tabela periódica
• Cálculo da entalpia de reação pelo balanço energético resultante da formação e ruptura de ligações
• Diagramas de energia em transformações endotérmicas e exotérmicas
Habilidades do Currículo
do Estado de São Paulo
• Relacionar a presença de íons em materiais com a condutibilidade elétrica.
• Identificar as regiões constituintes dos átomos (núcleo e eletrosfera) e suas respectivas partículas (prótons, nêutrons e elétrons).
• Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com a soma do número de prótons e nêutrons.
• Reconhecer a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr.
• Localizar os elementos químicos na tabela periódica a partir dos números atômicos.
• Relacionar modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) com as propriedades das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade, condutibilidade e estado físico à temperatura e pressão ambientes).
• Reconhecer a variação de energia envolvida em transformações químicas a partir de gráficos, tabelas e diagramas.
• Reconhecer a energia envolvida numa transformação química, considerando a ideia de quebra e formação de ligações (iônica, covalente e metálica) e os valores das energias de ligação.
• Identificar o tipo de ligação química (iônica, covalente e metálica) a partir do conceito de
eletronegatividade.
3º Ano
Temas/Conteúdos
Hidrosfera como fonte de materiais para uso humano
– Extração de materiais úteis da hidrosfera; acidez e alcalinidade de águas naturais – conceito de Arrhenius; força de ácidos e de bases – significado da constante de equilíbrio; perturbação do equilíbrio químico; reação de neutralização
• Composição das águas naturais
• Processos industriais que permitem a obtenção de produtos a partir da água do mar
• Acidez e basicidade das águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no sistema produtivo
• Conceito de dissociação iônica e de ionização e a extensão das transformações químicas – equilíbrio químico
• Constante de equilíbrio para expressar a relação entre as concentrações de reagentes e produtos numa transformação química
• Influência da temperatura, da concentração e da pressão em sistemas em equilíbrio químico
• Equilíbrios químicos envolvidos no sistema CO2 / H2O na natureza
• Transformações ácido–base e sua utilização no controle do pH de soluções aquosas
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e por osmose reversa.
• Reconhecer a condutibilidade elétrica da água, no nível microscópico, utilizando o processo de autoionização da água pura.
• Identificar os fatores (temperatura, pressão e concentração de substâncias envolvidas) que alteram os estados de equilíbrios químicos nas reações químicas.
• Identificar reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como reações entre H+ e OH–.
• Reconhecer que a constante de equilíbrio é uma relação que indica as concentrações relativas de reagentes e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico.
• Calcular a constante de equilíbrio de uma reação química em equilíbrio dinâmico.
• Resolver problemas que envolvam cálculos das entalpias das reações químicas diretas e inversas a partir de dados, tabelas e gráficos.
• Reconhecer as modificações no equilíbrio químico causadas por alterações de temperatura, a partir das entalpias das reações direta e inversa.
• Reconhecer como as alterações nas pressões modificam equilíbrios envolvendo fases líquidas e gasosas (solubilidade de gases em líquidos).
• Reconhecer os custos ambientais e econômicos da disponibilidade, captação e distribuição da água para o uso responsável e consciente.
• Calcular a massa, a quantidade de matéria e a quantidade em volume de ácido forte e base forte em reações de neutralização, dadas as concentrações das soluções.
• Reconhecer o conceito de pH das soluções.
• Reconhecer, nos níveis macroscópico e microscópico, qualitativo e quantitativo, que a adição de solutos pode modificar o pH da água.
• Relacionar o conceito de pH com as ideias de Arrhenius.
• Identificar mudanças nos equilíbrios químicos das reações utilizando o Princípio de Le Chatelier.
Fonte:
Matriz de Avaliação processual
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