Habilidades: Compreender os processos que liberam o nitrogênio no ambiente, a fixação do nitrogênio atmosférico para disponibilização para as plantas. Compreender a importância das bactérias fixadoras de nitrogênio no ciclo e para a existência de vida na Terra.
Questões
01. (UEL) Alguns organismos buscam estratégias diferenciadas de nutrição. Pântanos e solos arenosos, pobres em nitrogênio, abrigam vegetais com estratégias e modificações morfofisiológicas que auxiliam na obtenção de nitrogênio fora do solo em que vivem.
Dentre os grupos abaixo, assinale aquele que possui os vegetais que se encaixam nesta estratégia:
a) Pteridófitas.
b) Epífitas.
c) Carnívoras.
d) Parasitas.
e) Micorrizas.
02. (FATEC SP/2013) Sabendo-se que
- o maior reservatório de nitrogênio do planeta é a atmosfera, onde esse elemento químico se encontra na forma de nitrogênio molecular (N2);
- apenas umas poucas espécies de bactérias, conhecidas genericamente como fixadoras de nitrogênio são capazes de utilizar diretamente o N2, incorporando esses átomos em suas moléculas orgânicas;
- algumas bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), fixadoras de N2, vivem no interior de nódulos formados em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão;
- a soja e o feijão, graças à associação com os rizóbios, podem viver em solos pobres de compostos nitrogenados.
É correto concluir que, sobre o ciclo do nitrogênio na natureza,
a) os rizóbios recebem nitrogênio molecular das leguminosas.
b) as plantas fixam o nitrogênio molecular ao fazerem fotossíntese.
c) os herbívoros obtêm nitrogênio na natureza ao comerem as plantas.
d) o nitrogênio atmosférico pode ser absorvido pelas folhas das leguminosas.
e) as leguminosas usadas na recuperação de solos pobres fixam diretamente o nitrogênio molecular.
03. (UFTM MG/2012) O nitrogênio (N2) é um gás presente na atmosfera e sem ele provavelmente não haveria vida na terra como existe atualmente. Ele é fundamental para a formação de compostos nitrogenados presentes nos seres vivos. Pode-se afirmar que esse gás
a) é absorvido diretamente da atmosfera por animais e vegetais e é utilizado na síntese de aminoácidos e nucleotídeos.
b) é fixado por fungos e algas unicelulares, que sintetizam proteínas e ácidos nucleicos, e estes são ingeridos e absorvidos por animais e vegetais.
c) pode ser utilizado diretamente por leguminosas, sem a participação de micro-organismos, o que justificaria a biomassa do feijão e da soja, rica em proteínas.
d) é absorvido por bactérias radicícolas que utilizam a energia solar, formando compostos nitrogenados como o nitrato, que é utilizado pelos vegetais.
e) precisa ser transformado por alguns seres procariontes em alguns compostos nitrogenados, para assim serem assimilados por vegetais e, então, entrarem na cadeia alimentar.
04. (UEM PR/2012) Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam. Sobre esse processo, que inclui o ciclo do Nitrogênio, é correto afirmar:
01. Bactérias do gênero Nitrossomas sp. obtêm energia através da oxidação da amônia (NH3) transformando-a em nitrito (NO).
02. Amonificação é o processo de decomposição das proteínas, dos ácidos nucleicos e dos resíduos nitrogenados, presentes em cadáveres e excretas.
04. O nitrogênio que compõe as moléculas de nitrato, o qual é absorvido pelas plantas, irá fazer parte das moléculas dos lipídios e dos carboidratos dos animais.
08. A transformação dos nitratos (NO) em gás nitrogênio (N2 ) recebe o nome de nitrificação. Esse processo é realizado com a ajuda de bactérias do gênero Rhizobium, que vivem em associação com as raízes de algumas plantas.
16. A transformação do nitrito em nitrato, realizada por bactérias quimiossintetizantes, ocorre na presença de oxigênio, resultando na liberação de energia para as mesmas.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário