
No entanto, existe um grande número de reações químicas importantes que ocorrem no metabolismo dos seres vivos e nas mais diversas regiões da Terra, como na atmosfera e hidrosfera, que são reversíveis. Antes de considerarmos um exemplo desse tipo de reação, vejamos primeiro o que é uma reação reversível e como ela é representada.
Considere uma reação genérica em que misturamos certa quantidade de um reagente A com um reagente B e eles transformam-se nos produtos C e D.
aA + bB → cC + dD
Em uma segunda transformação, a substância C é misturada à substância D e elas transformam-se nos produtos A e B:
cC + dD → aA + bB
Observe que os produtos da primeira reação são os reagentes da segunda reação e vice-versa. Assim, se essas duas reações ocorrerem ao mesmo tempo, em um único meio, dizemos que é um processo reversível.
Desse modo, concluímos que uma reação reversível é aquela que se desloca nos dois sentidos simultaneamente.
Temos que:
Reação direta: aA + bB → cC + dD
Reação inversa: cC + dD → aA + bB
Então podemos representar esse tipo de reação em uma única forma:
aA + bB ↔ cC + dD


CaCO3(s) + CO2(g) + H2O(l) → Ca²⁺(aq) + 2 HCO⁻3(aq)
No teto das cavernas, essas águas começam a gotejar bem lentamente e, com o tempo, vão liberando dióxido de carbono e água por evaporação, ocorrendo a formação do carboneto de cálcio, que vai se depositando na forma de estalactites no teto e de estalagmites no solo:
Ca²⁺(aq) + 2 HCO⁻3(aq) → CaCO3(s) + CO2(g) + H2O(l)
Observe que uma reação é exatamente o inverso da outra, sendo que os reagentes foram regenerados. Portanto, temos a seguinte reação reversível:
CaCO3(s) + CO2(g) + H2O(l) ↔ Ca²⁺(aq) + 2 HCO⁻3(aq)
A produção da amônia é feita pela reação entre os gases hidrogênio e nitrogênio. No entanto, a quantidade de amônia obtida experimentalmente é sempre menor que a proporção dada na equação química, ou seja, o rendimento não é 100%. Isso acontece porque uma parte da amônia produzida é decomposta, regenerando seus gases de origem. Assim, temos a seguinte reação reversível:
N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g)
Fonte:
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/reacoes-reversiveis.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário