segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Currículo de Química - 3º Bimestre - Conteúdos e Habilidades

1º Ano 
Temas/Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo 
Metais – processos de obtenção 
Representação de transformações químicas 
Processos de obtenção de ferro e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química – relação entre massa, número de partículas e energia 
• Transformações químicas na produção de ferro e de cobre 
• Símbolos dos elementos e equações químicas 
• Balanceamento das equações químicas 
• Organização dos elementos de acordo com suas massas atômicas na tabela periódica 
• Equações químicas dos processos de produção de ferro e de cobre 
• Importância do ferro e do cobre na sociedade atual

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica 
• Representar substâncias usando fórmulas químicas 
• Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas 
• Identificar os reagentes e produtos envolvidos na metalurgia do ferro e do cobre 
• Reconhecer algumas aplicações de metais no cotidiano 
• Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes 
• Interpretar fórmulas químicas de substâncias 
• Interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e produtos envolvidos
• Aplicar a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para balancear equações químicas 
• Relacionar as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (gramas, quilogramas, toneladas) dessas substâncias 
• Prever massas de reagentes e produtos usando suas massas moleculares 
• Relacionar as propriedades específicas dos metais a suas aplicações tecnológicas e seus usos cotidianos 
• Avaliar aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais envolvidos na produção, no uso e no descarte de metais

2º Ano 
Temas/Conteúdos
Materiais e suas propriedades 
O comportamento dos materiais 
Relações entre propriedades das substâncias e suas estruturas 
Interações interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais 
• Polaridade das ligações covalentes e das moléculas 
• Forças de interação entre as partículas – átomos, íons e moléculas – nos estados sólido, líquido e gasoso 
• Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica 
• Dependência da temperatura de ebulição dos materiais com a pressão atmosférica

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas 
• Representar sólidos iônicos por meio de arranjos tridimensionais dos íons constituintes 
• Estabelecer diferenciações entre as substâncias a partir de suas propriedades 
• Reconhecer ligações covalentes em sólidos e macromoléculas 
• Reconhecer as forças de interação intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio) 
Relacionar as propriedades macroscópicas das substâncias às ligações químicas entre seus átomos, moléculas ou íons 
• Interpretar em nível microscópico a dissolução de sais em água 
• Interpretar a dependência da temperatura de ebulição das substâncias em função da pressão atmosférica 
• Fazer previsões a respeito de propriedades dos materiais a partir do entendimento das interações químicas inter e intrapartículas 
• Fazer previsões sobre o tipo de ligação química de uma substância a partir da análise de suas propriedades 
• Analisar informações sobre impactos ambientais, econômicos e sociais da produção e dos usos dos materiais estudados

3º Ano
Temas/Conteúdos
Biosfera como fonte de materiais para uso humano 
Extração de materiais úteis da biosfera; recursos vegetais para a sobrevivência humana – carboidratos, lipídios e vitaminas; recursos animais para a sobrevivência humana – proteínas e lipídios; recursos fossilizados para a sobrevivência humana – gás natural, carvão mineral e petróleo 
• Os componentes principais dos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas), suas propriedades e funções no organismo 
• Biomassa como fonte de materiais combustíveis 
• Arranjos atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias, ligações, funções orgânicas e isomeria 
• Processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo – refino do petróleo, destilação seca do carvão e purificação do gás 
• Produção e uso social dos combustíveis fósseis

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo 
• Reconhecer a importância econômica e ambiental da purificação do gás natural 
• Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera 
• Escrever fórmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa 
• Classificar substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou fórmulas estruturais 
• Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperaturas de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares 
• Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, amidas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, alcoóis e gliceróis quanto às funções 
• Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa (ao petróleo e ao gás natural) de materiais combustíveis

Fonte:
Matriz de Avaliação processual

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