1º Ano
Temas/Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Metais – processos de obtenção
Representação de transformações químicas
Processos de obtenção de ferro e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química – relação entre massa, número de partículas e energia
• Transformações químicas na produção de ferro e de cobre
• Símbolos dos elementos e equações químicas
• Balanceamento das equações químicas
• Organização dos elementos de acordo com suas massas atômicas na tabela periódica
• Equações químicas dos processos de produção de ferro e de cobre
• Importância do ferro e do cobre na sociedade atual
Metais – processos de obtenção
Representação de transformações químicas
Processos de obtenção de ferro e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química – relação entre massa, número de partículas e energia
• Transformações químicas na produção de ferro e de cobre
• Símbolos dos elementos e equações químicas
• Balanceamento das equações químicas
• Organização dos elementos de acordo com suas massas atômicas na tabela periódica
• Equações químicas dos processos de produção de ferro e de cobre
• Importância do ferro e do cobre na sociedade atual
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica
• Representar substâncias usando fórmulas químicas
• Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas
• Identificar os reagentes e produtos envolvidos na metalurgia do ferro e do cobre
• Reconhecer algumas aplicações de metais no cotidiano
• Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes
• Interpretar fórmulas químicas de substâncias
• Interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e produtos envolvidos
• Aplicar a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para balancear equações químicas
• Relacionar as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (gramas, quilogramas, toneladas) dessas substâncias
• Prever massas de reagentes e produtos usando suas massas moleculares
• Relacionar as propriedades específicas dos metais a suas aplicações tecnológicas e seus usos cotidianos
• Avaliar aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais envolvidos na produção, no uso e no descarte de metais
• Representar substâncias usando fórmulas químicas
• Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas
• Identificar os reagentes e produtos envolvidos na metalurgia do ferro e do cobre
• Reconhecer algumas aplicações de metais no cotidiano
• Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes
• Interpretar fórmulas químicas de substâncias
• Interpretar equações químicas em termos de quantidades de partículas de reagentes e produtos envolvidos
• Aplicar a ideia de conservação de átomos nas transformações químicas para balancear equações químicas
• Relacionar as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (gramas, quilogramas, toneladas) dessas substâncias
• Prever massas de reagentes e produtos usando suas massas moleculares
• Relacionar as propriedades específicas dos metais a suas aplicações tecnológicas e seus usos cotidianos
• Avaliar aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais envolvidos na produção, no uso e no descarte de metais
2º Ano
Temas/Conteúdos
Materiais e suas propriedades
O comportamento dos materiais
Relações entre propriedades das substâncias e suas estruturas
Interações interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais
• Polaridade das ligações covalentes e das moléculas
• Forças de interação entre as partículas – átomos, íons e moléculas – nos estados sólido, líquido e gasoso
• Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica
• Dependência da temperatura de ebulição dos materiais com a pressão atmosférica
O comportamento dos materiais
Relações entre propriedades das substâncias e suas estruturas
Interações interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais
• Polaridade das ligações covalentes e das moléculas
• Forças de interação entre as partículas – átomos, íons e moléculas – nos estados sólido, líquido e gasoso
• Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica
• Dependência da temperatura de ebulição dos materiais com a pressão atmosférica
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas
• Representar sólidos iônicos por meio de arranjos tridimensionais dos íons constituintes
• Estabelecer diferenciações entre as substâncias a partir de suas propriedades
• Reconhecer ligações covalentes em sólidos e macromoléculas
• Reconhecer as forças de interação intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio)
• Representar sólidos iônicos por meio de arranjos tridimensionais dos íons constituintes
• Estabelecer diferenciações entre as substâncias a partir de suas propriedades
• Reconhecer ligações covalentes em sólidos e macromoléculas
• Reconhecer as forças de interação intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio)
• Relacionar as propriedades macroscópicas das substâncias às ligações químicas entre seus átomos, moléculas ou íons
• Interpretar em nível microscópico a dissolução de sais em água
• Interpretar a dependência da temperatura de ebulição das substâncias em função da pressão atmosférica
• Fazer previsões a respeito de propriedades dos materiais a partir do entendimento das interações químicas inter e intrapartículas
• Fazer previsões sobre o tipo de ligação química de uma substância a partir da análise de suas propriedades
• Analisar informações sobre impactos ambientais, econômicos e sociais da produção e dos usos dos materiais estudados
• Interpretar em nível microscópico a dissolução de sais em água
• Interpretar a dependência da temperatura de ebulição das substâncias em função da pressão atmosférica
• Fazer previsões a respeito de propriedades dos materiais a partir do entendimento das interações químicas inter e intrapartículas
• Fazer previsões sobre o tipo de ligação química de uma substância a partir da análise de suas propriedades
• Analisar informações sobre impactos ambientais, econômicos e sociais da produção e dos usos dos materiais estudados
3º Ano
Temas/Conteúdos
Biosfera como fonte de materiais para uso humano
Extração de materiais úteis da biosfera; recursos vegetais para a sobrevivência humana – carboidratos, lipídios e vitaminas; recursos animais para a sobrevivência humana – proteínas e lipídios; recursos fossilizados para a sobrevivência humana – gás natural, carvão mineral e petróleo
• Os componentes principais dos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas), suas propriedades e funções no organismo
• Biomassa como fonte de materiais combustíveis
• Arranjos atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias, ligações, funções orgânicas e isomeria
• Processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo – refino do petróleo, destilação seca do carvão e purificação do gás
• Produção e uso social dos combustíveis fósseis
Extração de materiais úteis da biosfera; recursos vegetais para a sobrevivência humana – carboidratos, lipídios e vitaminas; recursos animais para a sobrevivência humana – proteínas e lipídios; recursos fossilizados para a sobrevivência humana – gás natural, carvão mineral e petróleo
• Os componentes principais dos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas), suas propriedades e funções no organismo
• Biomassa como fonte de materiais combustíveis
• Arranjos atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias, ligações, funções orgânicas e isomeria
• Processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo – refino do petróleo, destilação seca do carvão e purificação do gás
• Produção e uso social dos combustíveis fósseis
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
• Reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo
• Reconhecer a importância econômica e ambiental da purificação do gás natural
• Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera
• Escrever fórmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa
• Classificar substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou fórmulas estruturais
• Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperaturas de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares
• Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, amidas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, alcoóis e gliceróis quanto às funções
• Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa (ao petróleo e ao gás natural) de materiais combustíveis
• Reconhecer a importância econômica e ambiental da purificação do gás natural
• Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera
• Escrever fórmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa
• Classificar substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou fórmulas estruturais
• Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperaturas de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares
• Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, amidas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, alcoóis e gliceróis quanto às funções
• Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa (ao petróleo e ao gás natural) de materiais combustíveis
Fonte:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v3-2020/SPFE%20EM%20Prof%20CienciasNatureza%203%C2%BA%20BI%201%C2%AA%20se%CC%81rie.pdf
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v3-2020/SPFE%20EM%20Prof%20CienciasNatureza%203%C2%BA%20BI%202%C2%AA%20se%CC%81rie.pdf
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v3-2020/SPFE%20EM%20Prof%20CienciasNatureza%203%C2%BA%20BI%203%C2%AA%20se%CC%81rie.pdf
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v3-2020/SPFE%20EM%20Prof%20CienciasNatureza%203%C2%BA%20BI%201%C2%AA%20se%CC%81rie.pdf
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v3-2020/SPFE%20EM%20Prof%20CienciasNatureza%203%C2%BA%20BI%202%C2%AA%20se%CC%81rie.pdf
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/cadernos-do-professor-v3-2020/SPFE%20EM%20Prof%20CienciasNatureza%203%C2%BA%20BI%203%C2%AA%20se%CC%81rie.pdf
Matriz de Avaliação processual
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