Habilidade: Reconhecer o modelo atômico de Dalton na interpretação da constituição da matéria e a lei de conservação de massa nas transformações químicas.
Compreensão da Lei da conservação da massa de Lavoisier
O químico francês Lavoisier afirmou, em 1785, que “em uma reação química, a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos”. A teoria atômica de Dalton comprovou esse fato, já que um dos seus postulados afirma que o átomo é indestrutível.
Sendo assim, se realizarmos a combustão do carvão (C) na presença de gás oxigênio (O2), teremos uma reação química entre um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio. Essa reação formará o gás carbônico (CO2), que possui exatamente os mesmos átomos que compunham as substâncias antes da reação.
Compreensão das substâncias simples
Utilizando o modelo atômico de Dalton, podemos compreender uma substância simples, isto é, aquela que possui átomos de mesma característica formando uma molécula. Logo, temos átomos pertencentes a um mesmo elemento químico.

Compreensão das substâncias compostas
Em uma substância composta, temos átomos de características diferentes formando a molécula. Logo, temos elementos químicos diferentes formando a substância.

Compreensão das misturas

Outras contribuições científicas de John Dalton
Introduziu o conceito de massa atômica.
Descobriu a deficiência visual denominada de daltonismo.
Descobriu que todos os gases expandem-se (procuram ocupar um determinado local) no espaço da mesma forma.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário