quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Aplicações dos Metais no Cotidiano

Habilidade: Reconhecer algumas aplicações dos metais no cotidiano.

Os metais são utilizados com frequência no nosso dia a dia. 

Quando vamos às compras, podemos ver inúmeras utilizações dos metais. Nos carros, canteiros de rua, as portas, as janelas e aos portões das nossas casas, em todo lugar encontramos metais. O nosso telefone celular, o computador e etc. Até no supermercado encontramos metais como as latinhas de conserva entre outros objetos que todos nós utilizamos. 

Se tentarmos imaginar as nossas vidas sem essas utilizações de metal provavelmente não iríamos reconhecer as nossas casas nem os nossos carros e por aí a fora. O Cobre e o Ferro são metais muito importantes na vida do Homem porque são muito utilizados. 

Outros metais importantes que se ligam tornando-os mais resistentes e com probabilidades menores de haver corrosão, são por exemplo o Zinco, o Estanho, o Berílio, o Níquel e o Crómio. 

Outros metais indispensáveis na vida moderna são o Alumínio e o Titânio. 
O Ferro (que corresponde a cerca de 95% da produção mundial de metal) é largamente usado em automóveis, barcos e edifícios, devido ao seu baixo preço e resistência. É por vezes substituído pelo aço, quando uma maior dureza é necessária. 

O Cobre é especialmente usada em equipamentos elétricos tais como: motores elétricos, nas instalações elétricas (cabos, interruptores, etc.). Há também muitas moedas de cobre. 
O Zinco era muito usado na produção de latão e pelo seu baixo consumo energético. 

O estanho é principalmente usado em ligas como o bronze, o metal de sino, o metal Babbitt, a liga de carcaça, o pelter, o bronze fosforoso, a solda macia, e o metal branco. É também essencial na produção de vidro, sabões, sabonetes, perfumes, papel, medicamentos e fungicidas. As folhas que embrulham o chocolate ou os cigarros, por exemplo. 

O berílio é usado nos reatores nucleares e também para filtrar a radiação visível quando fazemos um raio X. É também usado em vários equipamentos de informática. 

O Alumínio era usado pela facilidade com que se lhe dava forma, pela sua baixa densidade e pela sua elevada resistência à corrosão. O alumínio foi muito importante no desenvolvimento dos transportes e da aeronáutica principalmente quando se deu a crise petrolífera. E para diminuir o consumo dos transportes,  foi necessário mudar a sua constituição para metais mais leves. 

Com o Titânio a espessura das camadas das chapas diminuiu. Além disso este metal era também mais leve e foi utilizado na construção de veículos. Os metais são atualmente essenciais para o nosso dia a dia. 

Os que são mais utilizados são o alumínio (em latas), o cobre (nos cabos de telefone), o chumbo (em baterias de automóveis), o níquel (em baterias de celulares), o zinco (em telhas), o ferro e o aço (automóveis e construções). 

Os metais são geralmente divididos em dois grandes grupos: os ferrosos, em que se inserem o ferro e o aço, e os não-ferrosos, de que fazem parte todos os outros. 

Uma vez que têm um tempo de decomposição muito alargado, por exemplo, o aço demora mais de 100 anos a ser reabsorvido pela natureza, enquanto que o alumínio demora entre 200 a 500 anos. É essencial reciclar estes materiais de modo a reduzir os impactos ambientais. 

Por outro lado, como os metais são recursos finitos e cada vez mais utilizados, a reciclagem torna-se cada vez mais necessária. Além disso este processo é economicamente vantajoso.

Fonte:
https://www.passeidireto.com/arquivo/4530627/aplicacoes-dos-metais

Nenhum comentário:

Postar um comentário