quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Reciclagem dos metais

Habilidade: Avaliar aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais envolvidos na produção, no uso e no descarte de metais.

O metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metálicos em diversos produtos.  

Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do metal reciclado.  
O metal reciclado tem praticamente todas as características do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade.    

O alumínio, por exemplo, pode ser usado sem limites. O aço após ser reciclado volta para a cadeia produtiva para ser transformado em latas e peças automotivas, por exemplo.  

Importância 
A reciclagem do metal é de extrema importância para o meio ambiente. 

Quando reciclamos o metal ou compramos metal reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de metal e outros materiais reciclados. O metal tem um alto valor para a reciclagem.  

Coleta seletiva 
Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de metal é a separação e coleta seletiva do metal. Nas empresas, residências e outros locais existem espaços destinados ao descarte de metal.  

Separação no processo de reciclagem 
Na primeira fase do processo de reciclagem de metal, os mesmos são separados por tipos e características. Desta forma, alumínio, cobre, aço e ferro passam por processos de reciclagem diferentes.    

Tipos de metais recicláveis 
Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, etc) e aço (latas de sardinha, molhos, óleo, etc. 

Arames, pregos, parafusos 
Fios de metal 
Tampas de metal 
Tubos de pasta 

Panelas sem cabo 
Chapas de metal 
Objetos de alumínio (janelas, portas, portões, etc) 
Fios e objetos de cobre
Ferragens 
Canos de metal 
Molduras de quadros 

Tampinhas de garrafa
 
Tampas metálicas de potes de iogurtes, margarinas, queijos, etc 
Papel alumínio.

Fonte:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem6.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário