terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Tabela Periódica (Metais, Metaloides, Não Metais)

Os elementos no triângulo inferior à esquerda são conhecidos como os metais ordinários, apesar de a maior parte das pessoas terem como metais ordinários os metais de transição mencionados no grupo anterior. (A essa altura você já deve ter percebido que a grande maioria dos elementos são metais de um tipo ou de outro).

Os elementos no triângulo superior à direita são conhecidos como os não metais. (Os próximos dois grupos, halogênios e gases nobres, também não são metais). Os não metais são isolantes térmicos, enquanto todos os metais conduzem eletricidade, ao menos de alguma maneira.

Entre os metais e não metais existe um traçado em diagonal de elementos que ficam "em cima do muro", conhecidos como metaloides

Eles são, como você pode imaginar pelo nome, de certa forma, parecidos com metais e, de outras formas, diferentes deles. Os metaloides incluem os semicondutores, que se tornaram tão importantes para a vida moderna.

O fato de essa linha ser diagonal viola a regra segundo a qual os elementos de uma mesma coluna compartilham características comuns. Bem, é apenas uma regra geral - a química é complicada o bastante para qualquer regra não ser absoluta. No caso da diferenciação entre metais e não metais, vários fatores competem para determinar se um elemento pertence a um ou outro lado, e a balança pende para a direita conforme você desce a tabela.

Bibliografia:     
Fonte: GRAY, Theodore. Os elementos: Uma exploração visual dos átomos conhecidos no universo. São Paulo: Editora Blucher, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário