segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Fontes e produtos da Biomassa

Habilidade: Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera.

Fontes de Biomassa 
A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima de biomassa ou de seus derivados, liberam o CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO2 em hidratos de carbono, resultando na liberação de oxigênio.  

Entre os principais produtos agrícolas usados como fonte energética alternativa geradora da biomassa encontra-se a cana-de-açúcar, que é aproveitada para a produção de álcool.  
O bagaço da cana-de-açúcar, a casca do arroz, da castanha e do coco também são utilizados para gerar energia para as caldeiras. No Brasil, o bagaço da cana-de-açúcar é o principal recurso potencial para geração de energia elétrica.   

A mandioca, os amidos, os óleos vegetais (dendê, babaçu, mamona etc.) e a celulose, entre muitos outros materiais, que podem ser utilizados para a produção de combustíveis para os motores.  
Os dejetos urbanos, industriais e agropecuários são matérias orgânicas que podem ser transformadas em biogás, usado da produção de energia nas residências, nas indústrias, nos motores, com alto poder calorífico, semelhante ao gás natural.  

A queima da madeira ainda é bastante usada na indústria, para geração de energia. As indústrias são as principais consumidoras de energia da biomassa no Brasil.  
O aproveitamento da biomassa ocorre por três procedimentos principais:  

- Combustão direta: podem ainda envolver outros processos físicos como secagem, corte e quebra. 
- Processos termoquímicos: gaseificação, pirólise, liquefação e transesterificação; 
- Processos biológicos: digestão anaeróbia e fermentação. 

Produtos derivados da biomassa 
Os principais produtos derivados da biomassa são: 
 
Biogás 
O biogás é um gás metano obtido juntamente com o dióxido de carbono, resultado da decomposição de materiais como resíduos alimentares, esgoto e excrementos. 
Ele é obtido em digestores.  

Etanol 
O etanol é extraído do caldo da cana-de-açúcar, da beterraba e do milho. 
No caso da cana-de-açúcar, cerca de 28% do material é transformado em bagaço e pode ser aproveitado para geração de energia.  

Etanol celulósico 
O etanol celulósico é obtido por dois processos. 
Em um deles a biomassa é formada basicamente por moléculas de celulose, é submetida ao processo de hidrólise enzimática. 
O outro é formado pela gaseificação, fermentação e destilação.  

Biodiesel
O biodiesel é obtido de óleos vegetais como a mamona, o dendê, a soja etc. 
É um produto natural e biodegradável com baixo teor poluente, usado como combustível e na produção de energia.  

Carvão vegetal 
O carvão vegetal é resultado da carbonização da lenha. 
Nesse caso, para evitar impactos ambientais é importante conhecer a origem da madeira, pois boa parte dela é originária de matas nativas.

Fonte:
https://www.todamateria.com.br/biomassa/#:~:text=Biomassa%20%C3%A9%20toda%20mat%C3%A9ria%20org%C3%A2nica,excrementos%20e%20at%C3%A9%20do%20lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário