O carvão mineral é proveniente da fossilização de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, ficaram depositadas no fundo lodoso e permaneceram encobertas. O tempo e a pressão da terra sobre esse material transformaram-no em uma massa negra – as jazidas de carvão.
Dependendo do teor de carbono, resultado do tempo de fossilização, têm-se tipos de carvão diferentes: turfa, linhito, hulha e antracito.
A hulha é usada como combustível em usinas termoelétricas nas próprias regiões de onde é extraída e nos altos-fornos siderúrgicos, após aquecimento prévio para eliminar material orgânico (gases e alcatrão).
A exploração das jazidas de minério de carvão gera impactos ambientais causados pela degradação da fauna, da flora, do solo e de cursos d’água.
Problemas socioambientais:
Degradação da fauna, da flora, do solo e de cursos d’água; riscos de saúde para os operários das minas; incêndios; desmoronamentos; inundações; exposição a agentes cancerígenos (gases tóxicos e material particulado) e a elevadas temperaturas.
O principal uso da combustão do carvão vegetal ou mineral no mundo é para a geração de eletricidade, em usinas termoelétricas.
Os impactos ambientais das usinas a carvão são grandes, não só pelas emissões atmosféricas que agravam o problema da chuva ácida e do efeito estufa, mas também pelo descarte de resíduos sólidos e a poluição térmica.
A melhoria no processo de combustão e o uso de carvão com baixo teor de enxofre poderiam reduzir as emissões de poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2), um dos causadores da chuva ácida.
Na usina, a energia térmica residual proveniente desse processo também poderia ser aproveitada no próprio local para o aquecimento de caldeiras, movimentação de motores etc., minimizando as perdas energéticas.
Vantagem: extração de combustível direto da natureza.
Desvantagens: recurso não renovável e sua extração pode degradar o ambiente.
Fonte bibliográfica:
Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor, Química, Ensino Médio, 1ª Série. São Paulo: SE, 2014.
Assista o filme:
Os 33
Um desmoronamento faz com que a única entrada e saída de uma mina seja lacrada, prendendo 33 mineradores a mais de 700 metros abaixo do nível do mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário