(EM13CNT101) – Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas. (Experimento com cálcio e fogo).
Transformações Químicas
São transformações químicas, onde a matéria inicial (reagente) sofre modificações pela ação de fatores como calor, originando substâncias novas (produtos), com características diferentes da matéria inicial.
As reações de combustão, podem ser representadas de forma simplificada:
C + O2 → CO2 + calor
O combustível, comburente e a energia de ativação (energia necessária para iniciar o processo de combustão) são necessários para iniciar a reação de combustão, obtendo-se produtos como os gases, resíduos sólidos e a energia liberada em forma de calor.
A queima completa e incompleta dos combustíveis que são utilizadas de forma desenfreada, liberam gases poluentes como monóxido de carbono e dióxido de carbono, que contribuem nos fenômenos como o aquecimento global e o efeito estufa, além de serem prejudiciais à saúde humana.
Ferrugem (processo de oxidação)
A reação global da oxidação do ferro é a seguinte:
2 Fe + O2 + 2 H2O → 2 Fe(OH)2
O Hidróxido de Ferro é o responsável pela coloração castanha da ferrugem.
A contribuição da ciência no descobrimento e na evolução de materiais (fibra de carbono, plásticos, ligas metálicas como o aço mais leve, por exemplo) barateiam custos e melhoram a qualidade de vida, mas podem agredir o meio ambiente, se não forem utilizados adequadamente.
A evolução dos conhecimentos científicos-tecnológicos modificaram o mundo e a vida no planeta.
Dos trilhos enferrujados chegando ao celular, o caminho percorrido apresenta uma trajetória de ganhos, em vários aspectos, em áreas como na medicina, agricultura, telecomunicações etc., mas com acentuada agressão ao meio ambiente.
Devemos refletir sobre como o homem poderá equilibrar suas ações, continuando com o avanço tecnológico e científico, mas com foco na qualidade de vida do homem e do planeta, com ações de sustentabilidade.
Ciência x Ser Humano x Planeta
A Ciência está presente em tudo na vida: nos alimentos, no corpo humano, nas vestimentas, nos remédios, nas construções, na tecnologia, na extração de recursos naturais, nos processos produtivos, no ar que respiramos, nos fenômenos naturais que observamos e, também, nos desequilíbrios do meio ambiente, causados pelo homem, devido à inserção de agentes poluidores, tais como o monóxido de carbono proveniente da queima de combustíveis e a utilização desenfreada de reações químicas de grande potencial energético e explosivo, como a fissão nuclear (da bomba atômica).
A evolução dos materiais e objetos do cotidiano e suas consequências para a vida
A contribuição da Química e das tecnologias aplicadas, permite que cada vez mais novas estruturas sejam descobertas e utilizadas, como a fibra ótica, o plástico etc., mas, ao mesmo tempo, acarreta grandes responsabilidades de não agredir o planeta.
Fonte:
Currículo em Ação - Ciências da Natureza e suas Tecnologias
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/01/EM_PR_CNT_1%C2%AAs%C3%A9rie_Vers%C3%A3o_Preliminar_24-01.pdf
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