Os shampoos que andam mexendo com a cabeça da mulherada são os shampoos com pH neutro. Essa onda garante beleza e proteção às madeixas, além de conservar melhor os modernos tratamentos, tudo porque esse shampoo possui a propriedade de não agredir os cabelos, será verdade?
Antes de explicar como os shampoos auxiliam nos tratamentos capilares, vejamos em que consiste a estrutura dos cabelos. Um fio de cabelo contém moléculas que se ligam de maneiras diferentes, a estrutura do cabelo muda conforme a ligação. São basicamente três formas de ligações moleculares presentes nos cabelos: pontes salinas, ligações de hidrogênio e pontes de dissulfeto.
O segredo dos shampoos está justamente aqui: mudar as interações que formam o fio de cabelo. Para exemplificar, vejamos como mudar o visual apenas molhando o cabelo.
Você já observou que os cabelos molhados tendem a permanecer sem volume? As pessoas com cabelos rebeldes usam dessa propriedade para compor um visual mais agradável, mas o problema é que quando secos, os cabelos voltam à posição inicial.
A explicação científica para este fato é que quando os fios de cabelo são molhados as ligações de hidrogênio presentes se quebram, mas ao secarem estas ligações são novamente formadas. Foi baseada nesta teoria que surgiram os shampoos com pH neutro.
Quando o cabelo é lavado com shampoo ácido (pH ≈ 1,5), além das ligações de hidrogênio, são quebradas também as pontes salinas, o resultado é o cabelo rebelde e seco.
E não adianta procurar um shampoo com pH elevado (pH ≥ 8), estes são os piores, pois são responsáveis pelo aparecimento das famosas pontas duplas, em razão das quebras das pontes de dissulfeto presentes nas extremidades dos cabelos.
Então, qual é o shampoo ideal para manter os cabelos fortes e saudáveis? O recomendável é usar shampoos com pH entre 4,0 e 5,0 (pH moderado).
Com base nestas informações é possível formular um shampoo ideal para seus cabelos, além de aprender mais sobre pH ainda ganhará um visual novo.
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-ph-xampu-quimica-cabelo.htm
https://www.slideshare.net/LaraTavares/biologia-aula-o3-protenas
Nenhum comentário:
Postar um comentário