As hortênsias são flores muito belas que possuem uma característica única: a coloração desta flor depende do solo que a comporta. O pH exerce importantes influências nas plantas em geral. A acidez está ligada até mesmo à produtividade do solo. Solos muito ácidos podem não produzir bem, é por isso que é de costume dos agricultores fazer queimadas das plantações para neutralizar o pH do solo, isso é possível pelo fato das cinzas produzidas serem alcalinas.
As hortênsias presentes em solos ácidos (pH inferior a 5,5) disponibilizam níveis elevados de alumínio à planta tornando as flores azuis, chegando mesmo a atingir as cores violetas.
Por outro lado, nos solos básicos ou alcalinos (por disponibilizarem menor quantidade de alumínio), as hortênsias têm cor rosa. Quanto mais alcalino o solo estiver, mais claras serão as flores, podendo até chegar a obter as flores brancas.
O pH do solo varia de acordo com a região em que está localizado, as regiões ricas em calcário correspondem aos solos alcalinos (pH ≥ 7). Os solos argilosos provenientes de regiões úmidas como margem de rios e pântanos são ácidos (pH ≤ 7).
https://acientistaagricola.pt/mudar-a-cor-das-hortensias/
https://asenhoradomonte.com/2016/06/28/como-mudar-as-cores-das-hortensias-do-seu-jardim/
http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/cd3/conteudo/recursos/5_video/amonia.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário