Tatuagens ultravioletas são simplesmente tatuagens que brilham quando vistas sob uma luz negra, também conhecida como lâmpada UV. Algumas dessas tatuagens são visíveis à luz do dia e outras não. Mas todas elas brilham sob uma luz negra.
As tatuagens de luz negra ou ultravioleta custam mais. Elas podem parecer um esboço ou uma cicatriz fraca e são feitos de tinta que reage à luz ultravioleta, mais comumente conhecida como luz negra.
Mas após a tatuagem cicatrizar em 12 meses a 18 meses, ela ficará praticamente invisível a olho nu.
Elas demoram mais para aplicar, pois é um processo muito mais complicado que a tatuagem tradicional. Ela precisa ser feito sob uma luz negra e, para ter certeza de que ela aparece bem, é necessário fazer alguns testes para colocar a tinta.
Muita exposição à luz negra pode esgotar a reatividade dos produtos químicos. Há uma chance de que sua tatuagem pode um dia deixar de brilhar sob a luz negra.
Riscos à saúde
Pode apresentar alguns riscos à saúde já que as tintas que brilham no escuro são frequentemente mais rejeitadas pela pele do que as tintas tradicionais. Segundo relatos de muitos profissionais da área, há casos em que o desconforto foi tanto, que foi necessário que o paciente removesse o desenho através do laser.
Confira abaixo!
- As tintas UV não são aprovadas pelo FDA (equivalente a Anvisa aqui no Brasil).
- Pessoas que são alérgicas podem ter efeitos colaterais, incluindo desenvolver diversos tipos de alergias quando submetidas a tintas UV. Muitas tintas que brilham no escuro contêm fósforo, um elemento perigoso que pode ser incrivelmente tóxico para os humanos, dependendo de onde ele é derivado.
- As Tintas UV precisam de retoques mais frequentes pois elas duram cerca de 4 anos. Após este período, elas precisarão ser retocadas.
- Os preços para este tipo de técnica com tintas UV são muito mais elevados do que as tatuagens tradicionais, claramente devido aos efeitos visuais e da peculiaridade da tinta.
Reações comuns a tatuagens à luz negra
Aqui está o que pode acontecer se a sua pele ficar inflamada ou se você tiver uma reação alérgica à tinta:
- Comichão.
- Erupção cutânea.
- Protuberâncias benignas onde a tinta se aglomerou.
- Bolhas.
- Maior risco de infecção por tatuagem.
- Queloide.
A tinta ultravioleta tende a ser mais propensa a causar uma reação na pele do que a tinta normal da tatuagem. Mas o mesmo acontece com tinta vermelha. Os dois são conhecidos por serem mais propensos a causar reações. É importante lembrar, no entanto, que essas reações podem ocorrer após a exposição a qualquer tinta de tatuagem se a sua pele for sensível a ela.
Como fazer uma tatuagem invisível durar mais
Existem alguns passos que você pode tomar para garantir que sua tatuagem brilhe sob as luzes negras o maior tempo possível:
- Evite longos períodos de exposição ao sol em sua tatuagem.
- Cuide da sua pele em geral com boa higiene, pomadas recomendadas e hidratação.
- Siga os procedimentos de cuidados posteriores fornecidos pelo seu tatuador.
Observação!
Você precisa cuidar da sua tatuagem ultravioleta durante o período de cicatrização. Uma vez curado, você pode iluminar a cena da festa quando estiver sob luzes negras.
Fonte:
https://amotatuagem.com/tatuagem-ultravioleta/
https://br.paipee.com/2019/08/16/tatuagens-que-brilham-no-escuro-podem-apresentar-riscos-a-saude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário