1º Ano
Conteúdos
- Hereditariedade; Ideias evolucionistas; Preservação da biodiversidade.
- Termoquímica (Entalpia das reações químicas, composição, variáveis que influenciam, cálculo e balanço energético, variação de energia).
- Efeito estufa e aquecimento global.
- Termoquímica (eficiência energética de diferentes combustíveis).
- Fontes alternativas de obtenção de energia elétrica.
- Impactos ambientais causados pela implementação de usinas hidrelétricas, térmicas e termonucleares.
Habilidades
(EF09CI13*) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem sucedidas.
(EM13CNT102) Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.
2º Ano
Conteúdos
- Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo; Reações endotérmicas e exotérmicas.
- Transformações químicas como resultantes de quebra e formação de ligações.
- O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos materiais.
- O modelo de Bohr e a constituição da matéria.
- Ligações químicas em termos de forças elétricas de atração e repulsão.
- Previsões sobre tipos de ligação dos elementos a partir da posição na tabela periódica.
Habilidades
- Retomada (1-EM) Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas.
- Reconhecer que há energia envolvida na quebra e formação de ligações químicas.
- Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr.
- Construir o conceito de ligação química em termos das atrações e repulsões entre elétrons e núcleos.
- Identificar possíveis correlações entre os modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) e as propriedades das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade, condutibilidade e estado físico à temperatura e pressão ambientes).
3º Ano
Conteúdos
- Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH.
- Acidez e basicidade das águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no sistema produtivo.
- Transformações ácido-base e sua utilização no controle de pH de soluções aquosas.
- Constante de equilíbrio para expressar a relação entre as concentrações de reagentes e produtos numa transformação química.
- Influência da temperatura, da concentração e da pressão em sistemas em equilíbrio químico.
Habilidades
- Retomada (2-EM) Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano.
- Utilizar valores de escala de pH para classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e neutras (25ºC).
- Calcular valores de pH a partir das concentrações de H+ e vice-versa.
- Reconhecer que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir de reações entre soluções ácidas e básicas.
- Saber prever a quantidade (em massa, em quantidade de matéria e em volume) de base forte que deve ser adicionada a um ácido forte para que a solução obtida seja neutra, dadas as concentrações das soluções.
- Interpretar a constante de equilíbrio como uma relação que indica as concentrações relativas de reagente e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico.
- Reconhecer os fatores que alteram os estados de equilíbrio químicos: temperatura, pressão e mudanças na concentração de espécies envolvidas no equilíbrio.
- Prever como as alterações nas pressões modificam equilíbrios envolvendo fases líquidas e gasosas (solubilidade de gases em líquidos).
Fonte:
Materiais de Apoio 2022
Cadernos do Professor e Orientações para as Semanas de Estudos Intensivos
Materiais de Apoio do Ensino Médio
Habilidades Essenciais de Química - EM
Habilidades Essenciais de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Currículo em Ação - EM - 1ª Série - Volume 1
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