Habilidade: Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do carbonato de sódio pelo processo Solvay.
O Carbonato de sódio (Na2CO3) é um sal branco e translúcido. Ele endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratos, pode ser produzido por cristalização adequada de seus depósitos naturais (trona; natro; ranksita; pirsonita e gailussita).
O carbonato de sódio é usado em fotografia, em limpezas, no controle do pH da água, no tratamento têxtil, como aditivo alimentar, na fabricação de vidros, sabão, tintas, papel, corantes e no tratamento da água de piscinas.
Pode ser obtido na natureza ou artificialmente. No método Leblanc, a reação do sal comum com o ácido sulfúrico é:
2 NaCl + H2SO4 ==> Na2SO4 + 2 HCl
A reação do Na2SO4 com calcário e carvão:
Na2SO4 + CaCO3 + 2 C ==> Na2CO3 + CaS + 2 CO2
Tal método foi substituído pelo método de Ernest Solvay que tornou o sal mais barato e sem tantos problemas como o anterior.
O Processo Solvay é um processo industrial criado por Ernest Solvay no século XIX para a obtenção de carbonato de sódio.
Responsável por três quartos da produção mundial de carbonato de sódio, o processo Solvay se baseia na insolubilidade do bicarbonato de sódio em meios alcalinos a baixas temperaturas, utilizando para isso grandes colunas de saturação gasosa.
O processo Solvay tem a vantagem de reciclar a amônia que utiliza. Desta forma, consome apenas salmoura, tendo somente 1 subproduto: cloreto de cálcio. Por possuir apenas 1 subproduto, ao invés dos 2 do processo Leblanc, o processo Solvay é mais econômico.
O carbonato de sódio é também conhecido como barrilha ou soda, e sua principal aplicação é na fabricação de vidro comum, veja o processo:
Barrilha + calcário + areia → vidro
Os três componentes acima quando passam pelo processo de fusão originam o vidro.
Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/carbonato-de-sodio.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_Solvay
Nenhum comentário:
Postar um comentário