quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Impactos ambientais de combustíveis fósseis

Habilidade: Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e mineral e de outros combustíveis.

A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. 

O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global. O dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida. 


Esse fenômeno pode levar à destruição monumentos feitos de alvenaria ou mármore e culturas agrícolas. A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. 


A poluição do ar pode resultar em asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. A exposição prolongada pode aumentar as infecções respiratórias na população em geral. As crianças e os idosos são mais vulneráveis a partículas finas e outras substâncias tóxicas no ar. 


Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérios impactos à vida aquática.

Fonte:
http://www.bioblog.com.br/combustiveis-fosseis-por-que-eles-prejudicam-o-meio-ambiente/#:~:text=Impactos%20ambientais%20causados%20pelo%20uso%20de%20combust%C3%ADveis%20f%C3%B3sseis&text=O%20di%C3%B3xido%20de%20carbono%2C%20g%C3%A1s,causa%20principal%20da%20chuva%20%C3%A1cida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário