segunda-feira, 27 de abril de 2020

Matérias-primas e Processos Industriais

Habilidade: Identificar matérias-primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais.    

Matérias-primas
As matérias-primas são recursos naturais, materiais ou substâncias que são utilizados para produzir uma determinada mercadoria.

Trata-se da base sobre a qual nós fabricamos um determinado produto, de forma que tudo o que consumimos provém de uma ou mais matérias-primas, exceto aquelas que são consumidas diretamente.    

As matérias-primas podem ser naturais ou transformadas. As naturais são aquelas que são utilizadas diretamente, ou seja, não passaram por nenhum processo industrial ou artesanal antes de serem empregadas na fabricação de um produto ou até antes de ser consumida.     

Já as matérias-primas transformadas resultam de algum tipo de intervenção, construção ou modificação. Por exemplo: o tecido é a matéria-prima transformada utilizada para a fabricação de roupas, 

enquanto o algodão é uma matéria-prima natural, pois é encontrado diretamente na natureza ou nas lavouras.  Outra classificação das matérias-primas refere-se à suas origens, existindo a matéria-prima vegetal, a mineral e a animal.    

A matéria-prima vegetal advém das árvores e da flora como um todo, e a mais conhecida é a madeira. Além disso, frutos e vegetais diversos também são encaixados nessa tipificação, pois, a partir deles, podem ser fabricados os mais variados produtos. Boa parte da disponibilidade desses recursos advém do cultivo e, principalmente, da preservação dos meios naturais.     

A matéria-prima mineral é extraída do subsolo e composta por recursos naturais não renováveis, ou seja, que se esgotarão caso a sua exploração continue acontecendo. Dentre os exemplos, podemos citar a bauxita (utilizada para produzir o alumínio), o ouro, o cobre, o zinco, o amianto e incontáveis outros tipos. 

Já a matéria-prima animal advém da caça, da pesca e também da pecuária. O cultivo de animais ocorre para a comercialização de carne, leite, peles e até para o transporte, tal como no caso dos equinos.  

Processos Industriais
Os processos industriais, por conseguinte, são atividades que são levadas a cabo para transformar matérias-primas e convertê-las em diferentes classes de produtos. Através de um processo industrial, pode-se alterar as diversas características da matéria-prima, como o seu tamanho, a sua forma ou a sua cor.        

A produção de papel, por exemplo, contempla o desenvolvimento de um processo industrial que se inicia quando se talha uma árvore e se leva a madeira até uma fábrica de celulose. Lá, descasca-se e tira-se a cortiça para depois ser processado e obter pasta de celulose. 

A aplicação de peróxido, dióxido de cloro, soda cáustica e outras substâncias permite branquear a pasta, que depois se submete a uma etapa de secagem e prensagem. Deste modo, podemos ver que este processo industrial começa numa floresta com uma árvore e acaba com a criação das folhas de papel.  

Outro processo industrial acontece com o leite. Após ordenhar o animal, o leite obtido é submetido a uma série de processos (homogeneização, esterilização, pasteurização, etc.) para que possa ser embalado e comercializado.

Fonte:
https://conceito.de/processo-industrial

Questões
(UFPR)  
Sobre os tipos de indústrias, leia as proposições a seguir e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.  
a) A indústria tradicional é pouco automatizada  e emprega muita mão de obra em relação ao valor da produção.  
b) A indústria pesada consome grandes quantidades de matéria-prima e de energia, como siderurgia.  
c) A indústria de base cria condições necessárias a outras fabricações, como a indústria de máquinas e ferramentas.  
d) A indústria de bens duráveis produz bens que servirão de matéria-prima para outras indústrias, como a química pesada.  
e) A indústria de acabamento tem como matéria-prima bens industrializados, como a de produtos farmacêuticos.

ENEM 2010  
A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura.  Um desses estágios foi o artesanato, em que se  
a) trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.  
b) trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.  
c) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas. 
d) realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.  
e) faziam interferência do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.

Fonte:
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-tipos-industrias.htm#resp-3
http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/11.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário