Conteúdos específicos
1º Ano - 1º Bimestre
Temas / Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Transformações químicas no dia a dia
Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade
- Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações
- Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das transformações
- Reações endotérmicas e exotérmicas
- Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos
- Transformações que podem ser revertidas
Alguns materiais usados no dia a dia
Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias
- Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade
- Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização
- Métodos de separação no sistema produtivo
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Identificar matérias-primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais
- Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz etc.)
- Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo
- Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
- Descrever as transformações químicas em linguagem discursiva
- Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição
- Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas
- Comparar o tempo necessário para que transformações químicas ocorram (rapidez)
- Classificar transformações químicas como fenômenos endotérmicos e exotérmicos
- Classificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis
- Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas
- Avaliar aspectos gerais que influenciam nos custos (ambiental e econômico) da produção de diferentes materiais
- Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação etc.) com base nas propriedades dos materiais
2º Ano - 1º Bimestre
Temas / Conteúdos
Materiais e suas propriedades
Água e seu consumo pela sociedade
Propriedades da água para consumo humano
Água pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudança de propriedades; concentração de soluções
- Concentração de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L–1, mol.L–1, ppm, % em massa)
- Alguns parâmetros de qualidade da água–concentração de materiais dissolvidos
Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas em soluções
Relações estequiométricas; solubilidade de gases em água; potabilidade da água para consumo humano
- Relações quantitativas de massa e de quantidade de matéria (mol) nas transformações químicas em solução, de acordo com suas concentrações
- Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO)
- Uso e preservação da água no mundo
- Fontes causadoras da poluição da água
- Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Reconhecer como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no planeta
- Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L
- Preparar soluções a partir de informações de massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções mais concentradas
- Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável
- Interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas relativos ao critério brasileiro de potabilidade da água
- Interpretar dados relativos à solubilidade e aplicá-los em situações do cotidiano
- Expressar e inter-relacionar as composições de soluções (em g.L–1 e mol.L –1 , ppm e % em massa)
- Avaliar a qualidade de diferentes águas por meio da aplicação do conceito de concentração (g.L–1 e mol.L–1)
- Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água
- Definir Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
- Interpretar dados de DBO para entender a importância do oxigênio dissolvido no meio aquático
- Aplicar o conceito de DBO para entender problemas ambientais
- Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano
- Realizar cálculos envolvendo concentrações de soluções e de DBO e aplicá-los para reconhecer problemas relacionados à qualidade da água para consumo
- Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo
3º Ano - 1º Bimestre
Temas / Conteúdos
Atmosfera como fonte de materiais para uso humano
Extração de materiais úteis da atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns materiais
- Liquefação e destilação fracionada do ar para obtenção de matérias-primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres)
- Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração, temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador)
- Modelos explicativos da velocidade das transformações químicas
- Estado de equilíbrio químico – coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas
- Processos químicos em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio – avaliação de produção, consumo e utilização social
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases
- Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substâncias com temperaturas de ebulição próximas
- Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem
- Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química
- Reconhecer a orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva
- Reconhecer que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar a etapa lenta de uma transformação química como a determinante da velocidade com que ela ocorre
- Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas transformações
- Relacionar a energia de ativação da etapa lenta da transformação química com a velocidade com que ela ocorre
- Aplicar os conhecimentos referentes às influências da pressão e da temperatura na rapidez e na extensão de transformações químicas de equilíbrio para escolher condições reacionais mais adequadas
- Fazer previsões qualitativas sobre como composições de variáveis podem afetar as velocidades de transformações químicas, usando modelos explicativos
Fonte:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/materiais/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/pdfs/EM_PR_CN_01_Vol1_VP.pdf
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/pdfs/EM_PR_CN_02_Vol1_VP.pdf
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/materiais/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/pdfs/EM_PR_CN_01_Vol1_VP.pdf
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/pdfs/EM_PR_CN_02_Vol1_VP.pdf
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