sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Avaliação Bimestral - 3º Bimestre - 3° Ano

Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea
Avaliação Bimestral - 3º Bimestre 
Professor: Jean 
Disciplina: Química 
Série: 3º     Turma _____ 
Aluno (a): ________________  

Responder somente o GABARITO no caderno e enviar: 
01. (   ) 
02. (   ) 
03. (   ) 
04. a) _________
b) __________
05. (   )

Entrega: até 02 de outubro.  

Enviar com NOME, SÉRIE e TURMA para: 
E-mail: quimica.prof.jean@gmail.com 
Facebook: https://www.facebook.com/quimica.prof.jean

Habilidades: Reconhecer os custos ambientais e econômicos da disponibilidade, captação e distribuição da água para o uso responsável e consciente. Reconhecer o conceito de pH das soluções. Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar.

Questões

01. (Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:  
a) reduzida área de solos agricultáveis.  
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.  
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.  
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.  
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

02. (Enem - 2017) Alguns tipos de dessalinizadores usam o processo de osmose reversa para obtenção de água potável a partir de água salgada. Nesse método, utiliza-se um recipiente contendo dois compartimentos separados por uma membrana semipermeável: em um deles coloca-se água salgada e no outro recolhe-se a água potável. A aplicação de pressão mecânica no sistema faz a água fluir de um compartimento para o outro. O movimento das moléculas de água através da membrana é controlado pela pressão osmótica e pela pressão mecânica aplicada. 
Para que ocorra esse processo é necessário que as resultantes das pressões osmótica e mecânica apresentem:
a) mesmo sentido e mesma intensidade. 
b) sentidos opostos e mesma intensidade. 
c) sentidos opostos e maior intensidade da pressão osmótica. 
d) mesmo sentido e maior intensidade da pressão osmótica. 
e) sentidos opostos e maior intensidade da pressão mecânica.

03. (Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.  Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:  
a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.  
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.  
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.  
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.  
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

04. 
Os compostos ao lado estão relacionados em ordem crescente de acidez, diante desta dica, indique os materiais de:
a) menor acidez __________
b) maior acidez __________

05. (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.  Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:  
a) desenvolver processos de reutilização da água.  
b) explorar leitos de água subterrânea.  
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.  
d) captar águas pluviais.  
e) importar água doce de outros estados.

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