sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Avaliação Bimestral - 3º Bimestre - 1° Ano

Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea    
Avaliação Bimestral - 3º Bimestre  
Professor: Jean   
Disciplina: Química  
Série: 1º _____   
Aluno (a): ________________      

Responder o gabarito no caderno e enviar:
01. (   )
02. (   )
03. (   )
04. (   )
05. (   )

Entrega: até 02 de outubro.  

Enviar com NOME, SÉRIE e TURMA para: 
E-mail: quimica.prof.jean@gmail.com 
Facebook: https://www.facebook.com/quimica.prof.jean

Habilidades: Definir e propor soluções para a diminuição do aquecimento global. Reconhecer o fenômeno da chuva ácida. Descrever o mecanismo natural do efeito estufa. Analisar as razões e consequências do aquecimento global. Analisar a lei da conservação das massas.

Questões

01. (UNIFOR 2016) O efeito estufa, apontado como causador de profundas alterações climáticas em escala global, é associado à geração de energia a partir de 
a) Usinas eólicas. 
b) Combustíveis fósseis, tais como petróleo. 
c) Painéis solares. 
d) Usinas nucleares. 
e) Usinas Hidroelétricas.

02. (UNAMA) Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:  
a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.  
b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular.  
c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado.  
d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.

03. (FCMSC-SP) A frase: “Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se” relaciona-se com as ideias de:   
a) Dalton.   
b) Proust.   
c) Boyle.   
d) Lavoisier.   
e) Gay-Lussac.

04. (PUC-PR) A industrialização europeia teve como base energética o uso do carvão mineral. Até hoje, mesmo com a ampliação do uso de petróleo, da energia hidrelétrica e das usinas nucleares, o carvão permanece como importante fonte energética, principalmente, nos países da Europa Oriental. Ocorre, porém, que a queima do carvão mineral, em grandes quantidades, pode provocar o aumento do volume do óxido de enxofre na atmosfera e, com isso, o fenômeno:  
a) da chuva ácida.  
b) do vento geotrópico.  
c) da rarefação do ar.  
d) desertificação.  
e) da redução da ionosfera.

05. (UFAL) “Um dos fatores de maior influência no aquecimento global é a liberação de gases poluentes provocada pelo uso de combustíveis fósseis. Três tipos são usados em larga escala pelo planeta: carvão mineral, petróleo e gás natural. Entre os três, o carvão é o maior vilão. Ainda assim, e apesar dos sinais cada vez mais preocupantes da mudança climática, o uso desse combustível parece longe de ser substituído por alternativas menos poluentes.”  
(Revista Veja. Dez. 2008).  
Sobre o carvão mineral, é incorreto afirmar que:  
a) a queima do carvão mineral emite gases que colaboram para um possível aquecimento global e pode provocar a produção da chamada “chuva ácida”.  
b) a exemplo dos demais combustíveis fósseis, o carvão mineral é o resultado do magmatismo que se verificou em terrenos de bacias sedimentares antigas, que foram fundo de grandes lagos.  
c) o carvão mineral é empregado também para produzir plásticos, fertilizantes e para auxiliar no derretimento do ferro e na fabricação do aço.  
d) quando o carvão mineral é queimado, o vapor oriundo dessa queima aciona as turbinas que estão instaladas nas usinas termoelétricas; esse movimento é responsável pela formação de eletricidade.  
e) o carvão mineral ainda é muito utilizado para a produção de energia por ser atraente do ponto de vista econômico, uma vez que é barato e abundante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário