segunda-feira, 4 de maio de 2020

Transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo

Habilidade:  Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.

Também conhecidas como reações químicas, as transformações químicas são mudanças onde ocorre a formação de novas substâncias devido à alteração das propriedades das substâncias iniciais – reagentes. 


As matérias sofrem, constantemente, transformações. Quando as mudanças são apenas relacionadas ao seu estado, ou ainda à agregação do material, chamamos de transformação física da matéria. A transformação somente pode ser chamada química quando resulta na produção de um material distinto do inicial, com características também distintas.

Tipos de transformações químicas 
- Por ação do calor 
Diversas substâncias, ao sofrer ação do calor, transformam-se, pois recebem calor suficiente para isso. Pode-se citar como exemplo coisas do dia-a-dia, como fazer uma torrada, aquecer o açúcar e transformá-lo em caramelo, assar um pão, entre outras.   

- Por ação da luz 
Seja proveniente do Sol ou artificial, a luz é um agente que transforma quimicamente diversas coisas presentes em nossos dias. Para exemplificar, lembre-se das folhas das árvores que, com o tempo, acabam por amarelar-se, e das frutas que amadurecem. Além disso, a nossa pele que, quando exposta ao Sol, recebe uma coloração diferente.  

- Por ação mecânica 
Essa transformação se dá devido a uma ação mecânica, ou seja, quando há fricção ou choque entre elas. A energia é liberada no momento do choque, desencadeando uma reação química. Esse tipo de transformação pode ser observado quando acendemos um fósforo ou um isqueiro, ou ainda quando ocorre a explosão de uma dinamite.  

- Por ação da corrente elétrica 
Algumas substâncias necessitam da energia elétrica para sofrer transformações químicas. Por exemplo, a composição do cobre, que é feito por meio do cloreto de cobre sendo colocado em solução aquosa. Ao se decompor com a ação da corrente elétrica, libera o cloro – ação que pode ser observada devido ao cheiro característico – e forma-se o cobre em estado sólido, que pode ser identificado pela coloração castanho avermelhada.  

Além disso, podemos decompor a água em hidrogênio e oxigênio, também por meio da corrente elétrica, realizando a eletrólise da água.  

- Por junção de substâncias
Por último temos a junção de substâncias que podem ocasionar a transformação. Pode-se citar como exemplo reações comuns realizadas em laboratório, como a transformação que ocorre ao se colocar pregos de ferro em uma solução aquosa de sulfato de cobre. Após determinado período, nota-se que a solução tem sua cor alterada para verde, e sobra um depósito ao fundo do recipiente, com coloração acastanhada.

Sistema produtivo
Temos como transformações químicas no processo produtivo a produção de sabão e detergente que são produzidos a partir de gorduras e óleos.


Questões

UEM 2015 (Adaptada) A respeito de gorduras, óleos vegetais, biodiesel, ácidos graxos e sabões, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) As gorduras trans são produzidas a partir de um processo de oxidação catalítica. 
02) Sabões podem ser produzidos a partir de uma reação ácido-base entre uma base forte e um ácido graxo. 
04) As gorduras de origem animal são constituídas essencialmente de ácidos graxos saturados, e os óleos vegetais apresentam cadeias saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. 
08) Óleos vegetais poli-insaturados são sólidos e a partir do processo de hidrogenação se tornam líquidos, em temperatura ambiente. 
16) A partir de uma reação de transesterificação é possível produzir biodiesel. Para isso, reage-se um óleo vegetal na presença de um álcool de cadeia curta e de um catalisador.  
A soma das opções verdadeiras com relação as descrições que relatam esse episódio está no Item:  
a.7 
b.22 
c.14 
d.18 
e.26

Fonte:
https://www.estudopratico.com.br/transformacoes-quimicas/
https://www.stoodi.com.br/exercicios/uem/2015/questao/uem-2015-adaptada-a-respeito-de-gorduras-oleos-vegetais-biodiesel/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/guia-de-transicao-do-ensino-medio/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/pdfs/EM_PR_CN_01_Vol1_VP.pdf
https://www.docsity.com/pt/saponificacao-2/4727464/

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