sexta-feira, 22 de maio de 2020

Avaliação de Química - 2º Ano - 1º Bimestre

Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea 
Nome: ____________________________ Nº _____  
Série: 2ª     Turma: _____     Data __/__/20   

Avaliação de Química - 2º Ano - 1º Bimestre  

Habilidades: Reconhecer como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no planeta; Reconhecer as unidades de concentração; Refletir sobre o significado do senso comum de água "pura" e água potável.

01. Ao visitar a praia durante um belo dia de sol, perceberemos que a areia estará bem quente, enquanto a água estará fria. Marque a alternativa que explica corretamente o motivo da diferença de temperatura entre as duas substâncias.  
a) O calor específico da água é muito menor que o da areia, por isso ela não se esquenta facilmente.  
b) O calor específico da areia é menor que o da água, por isso ela sofre variações de temperatura com maior facilidade.  
c) A quantidade de água é infinitamente superior à quantidade de areia, por isso a água nunca se esquentará.  
d) Por ser um líquido e apresentar maior proximidade das moléculas, a água sempre apresentará maior dificuldade para elevar sua temperatura.  
e) Todas as explicações acima estão incorretas.

02. Uma solução foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de água. Considerando que o volume da solução permaneceu 2,0 L, qual é a concentração da solução final?  
a) 2g/L  
b) 4g/L  
c) 6 g/L  
d) 8 g/L  
e) 10 g/L

03, (Unicamp-SP) Evapora-se totalmente o solvente de 250 mL de uma solução aquosa de MgCl2 de concentração 8,0 g/L. Quantos gramas de soluto são obtidos?  
a) 8,0  
b) 6,0  
c) 4,0  
d) 2,0  
e) 1,0

04. Assinale a única alternativa que apresenta uma substância pura:  
a) Água dos rios.  
b) Água da torneira.  
c) Água mineral.  
d) Água destilada.  
e) Água da chuva.

05. (ENEM-1999) Em nosso planeta a quantidade de água está estimada em 1,36.106 trilhões de toneladas. Desse total, calcula-se que cerca de 95% são de água salgada e dos 5% restantes, quase a metade está retida nos polos e geleiras. O uso de água do mar para obtenção de água potável ainda não é realidade em larga escala. Isso porque, entre outras razões, 
a) o custo dos processos tecnológicos de dessalinização é muito alto. 
b) não se sabe como separar adequadamente os sais nela dissolvidos. 
c) comprometeria muito a vida aquática dos oceanos. 
d) a água do mar possui materiais irremovíveis. 
e) a água salgada do mar tem temperatura de ebulição alta.

Os alunos da Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea devem enviar o gabarito respondido juntamente com a resolução dos exercícios até o dia 28/05 para o seguinte e-mail: 
jeancristopher@prof.educacao.sp.gov.br
Não esquecer de colocar nome, série e turma.

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