sexta-feira, 22 de maio de 2020

Avaliação de Química - 3º Ano - 1º Bimestre

Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea  
Nome: ____________________________ Nº _____   
Série: 3ª     Turma: _____     Data __/__/20     

Avaliação de Química - 3º Ano - 1º Bimestre    

Habilidades: Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases; Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substâncias com temperaturas de ebulição próximas; Reconhecer a orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva.

01. (ENEM)  A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no seguinte texto:  
“A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em atitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório”.  
(Fonte: Placar, edição fev.1995.)  
A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:  
a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.  
b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.  
c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico  
d) menor pressão e maior temperatura.  
e) maior pressão e menor temperatura.

02. (OBB - 2016) O ar atmosférico é formado por gases, vapor de água, poeira e micróbios. Sabemos também que o oxigênio é o gás vital para a nossa existência. Mas existem outros gases que são muito importantes para o homem, para os vegetais e para todos os seres vivos. O nitrogênio é um desses gases e apesar de não ser captado por nosso sistema respiratório conseguimos obtê-lo graças à ação de algumas bactérias. As bactérias nitrificantes participam do ciclo do nitrogênio principalmente: 
a. Convertendo nitrogênio em amônia.  
b. Liberando amônia a partir de compostos orgânicos, retornando-a ao solo.  
c. Convertendo amônia em gás nitrogênio, o qual retorna à atmosfera.   
d. Convertendo amônia em nitrato, o qual as plantas absorvem.  
e. Incorporando nitrogênio em aminoácidos e compostos orgânicos.

03. (UEPB) Na natureza, dificilmente, encontram-se substâncias puras. Geralmente, encontram-se misturas constituídas de uma substância principal e impurezas. Na separação dessas misturas, empregam-se métodos de análises imediatas que se aplicam conforme o tipo de mistura. Assinale a alternativa que indica qual é a forma utilizada para a separação dos componentes do ar.  
a) Dissolução fracionada.  
b) Destilação simples.  
c) Ventilação.  
d) Fusão fracionada.  
e) Liquefação e destilação fracionada.

04. (UFMS) Quando chega às refinarias, o petróleo passa por processo que resulta na separação de seus diversos hidrocarbonetos, como gasolina, querosene e óleo diesel. Assinale a alternativa que apresenta o nome do processo utilizado nas refinarias.  
a) Flotação.  
b) Filtração.  
c) Destilação fracionada.  
d) Extração por solvente.  
e) Extração com água.

05. (PUC-RS) Mudar a velocidade de uma reação química depende:  
I. Do número de colisões entre moléculas na unidade de tempo.  
II. Da energia cinética das moléculas que colidem entre si.  
III. Da orientação das moléculas na colisão, isto é, da geometria da colisão.  
Estão corretas as alternativas:  
a) I, II e III.  
b) somente I.  
c) somente II.  
d) somente I e II.  
e) somente I e III.

Os alunos da Escola Estadual Professor Luiz D'Áurea devem enviar o gabarito respondido com nome, série e turma até o dia 28/05 para o seguinte e-mail: 
jeancristopher@prof.educacao.sp.gov.br

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