Ácaro
Ácaro que passeava pela pata da aranha! Os ácaros são aracnídeos, como as aranhas!
Vida de Insetos
Os compostos químicos produzidos pelos insetos são chamados de hidrocarbonetos cuticulares (HCCs). Produzidos por glândulas subcutâneas, os HCCs formam a cera amarelada que reveste o esqueleto externo dos insetos. HCCs são substâncias formadas apenas por átomos de carbono e hidrogênio organizados em longas estruturas lineares com ligações simples ou duplas entre os carbonos. A posição das ligações duplas entre os átomos de carbono varia segundo a espécie ou o gênero dos insetos.
E a variação nas estruturas dessas moléculas permite o reconhecimento de indivíduos da mesma colmeia e torna possível o dialeto entre eles.
Uma formiga, por exemplo, reconhecerá que outra formiga é da mesma espécie ou da mesma colônia tocando seu corpo – principalmente a cabeça – com as antenas, dotada de poros ou receptores próprios para a identificação dos HCCs.
Inseto
Cerdas e Cabeça
Com elas, os machos detectam a vibração das asas das fêmeas, localizando possíveis parceiras. Para as fêmeas, as cerdas possuem função tátil: ajudam o animal a sentir a pele humana e ver se ela é própria para a picada (livre de pelos e lisa).
Abdômen
É onde se situa o ânus e o aparelho reprodutor.
Asas
Os insetos são o único grupo de invertebrados conhecidos que desenvolveram a habilidade de voar. Isso acontece porque as asas dos insetos possuem veias rígidas de suporte.
Barata
Cabeça
O par de antenas possibilita que a barata sinta gostos e cheiros. O cérebro está em sua cabeça, mas são gânglios nervosos ao longo do corpo que estimulam o sistema nervoso. A respiração não acontece por meio da boca ou de um nariz, mas por buracos nas laterais. Já os olhos são constituídos por células fotorreceptoras cercadas por um anel chamado esclerita ocular. Graças a essa estrutura composta, as baratas enxergam o mundo como um mosaico.
Tórax
O tórax liga os três pares de pernas e asas, quando existentes (machos). As pernas mais curtas, as protorácicas, estão próximas à cabeça e funcionam como freios. As mesotorácicas são as pernas do meio e possibilitam o aumento ou diminuição da velocidade. As pernas metatorácicas são as pernas traseiras e mais longas e movem o inseto para frente.
Abdômen
Aqui está o coração em formato de tubo que encaminha o sangue para o tecido e órgãos. Diferentemente dos seres humanos, o sangue de barata não usa hemoglobina, logo, é incolor em vez do tradicional vermelho. O movimento acontece por meio da hemocele, uma rede de espaços. A gordura é armazenada no corpo de gordura e o sistema digestivo tem semelhanças com o de mamíferos. A única diferença é que as baratas possuem características na digestão que facilitam o consumo de materiais duros e celulose.
Espinhos
Os espinhos de sua pata servem como mecanismo de defesa.
O tarso
O tarso segmentado funciona como um tornozelo e um pé. O tarso em forma de gancho também ajuda as baratas a andarem pelas paredes e a ficarem de cabeça para baixo nos tetos.
Pata de Aranha
O que realmente permite que se locomovam precisamente é a sua supersensibilidade devido aos pelos espalhados por todo o corpo delas, detectando vibrações.
Minhoca
São animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias origens.
Cabeça e faringe
Esôfago e papo
Ânus
Flor de uma gramínea
Pedúnculo e Receptáculo Floral juntamente com a Sépala.
Casca da cebola com corante Azul de Metileno
O azul de metileno é um corante básico que reage com componentes ácidos das células e tecidos, os quais incluem grupos fosfatos, ácidos nucléicos, grupos sulfatos de glicosaminoglicanas e grupos carboxila das proteínas. Estruturas celulares que se coram com corantes básicos são denominadas basófilas.
Pena de Passarinho
As penas compõem as asas das aves e ajudam o pássaro a se estabilizar durante o voo. Elas também servem como propulsoras e, cada vez que o animal bate as asas, ganha mais energia.
Pelos do Corpo e Bulbo
Os pelos têm 3 funções básicas em nosso corpo: protetora, sensitiva e termorreguladora.
O bulbo ou folículo piloso, portanto, é extremamente importante, já que é o responsável pela produção da haste que chamamos de fio de cabelo. Ele está inserido na camada de pele mais profunda, a derme. Quando os fios de cabelo crescem, são empurrados por novos fios, dando-se assim o ciclo de vida dos nossos cabelos.
Bulbo e fio de Cabelo
Fio de Cabelo com escamas fechadas.
Lasca de Vidro
A mistura do vidro é formada por sílica ou dióxido de silício (SiO2) (oriundo, na maioria das vezes, do quartzo), barrilha ou soda (carbonato de sódio - Na2CO3) e calcário (carbonato de cálcio – CaCO3). Esses três compostos inorgânicos são triturados, transformados em pó e misturados nas proporções adequadas.
Fonte:
https://revistapesquisa.fapesp.br/a-linguagem-quimica-dos-insetos/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-anatomia-do-mosquito-da-dengue/
https://www.osaka.com.br/anatomia-da-barata/#:~:text=Seus%20corpos%20possuem%20tr%C3%AAs%20regi%C3%B5es,v%C3%A1rias%20vezes%20durante%20suas%20vidas.
https://www.insectbye.com.br/anatomia-da-barata/
https://pragas.com.br/profissional/destaques2.php?id=674
https://www.peritoanimal.com.br/quantos-olhos-tem-uma-aranha-23242.html
https://hypescience.com/veja-como-mosquitos-te-furam-com-seis-agulhas-ao-mesmo-tempo/
https://www.rentokil.com.my/blog/dengue-malaysias-number-one-public-enemy/mosquito-sucking-blood/
http://www.inctem.bioqmed.ufrj.br/index.php/pt/publicacoes/glossario-entomologico-brasileiro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Minhoca
https://blogdoenem.com.br/biologia-anelideos/
https://www.biomedicinapadrao.com.br/2013/10/corantes-usados-no-esfregaco.html
https://www.petz.com.br/blog/especies/aves/penas-de-aves/#:~:text=As%20penas%20comp%C3%B5em%20as%20asas,as%20asas%2C%20ganha%20mais%20energia.
https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/quais-as-funcoes-dos-pelos-voce-sabe
https://cabelo.com.br/o-que-e-bulbo-capilar/#:~:text=O%20bulbo%20ou%20fol%C3%ADculo%20piloso,de%20vida%20dos%20nossos%20cabelos.
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-que-vidro.htm#:~:text=Essa%20mistura%20%C3%A9%20formada%20por,e%20misturados%20nas%20propor%C3%A7%C3%B5es%20adequadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário