Corpo arredondado, cabeça pequena, patas curtas e asas protegidas por uma carapaça colorida. Essas são as joaninhas, um tipo de besouro. Atualmente, são conhecidas cerca de 5 mil espécies desse inseto pelo mundo e as cores variam, indicando a qual espécie cada animal pertence.
As cores fortes servem para proteger esse inseto. Graças ao colorido, a joaninha se disfarça no meio da vegetação. As cores ainda são parecidas com as de animais venenosos. Então, quando os predadores (formigas, aves e sapos) avistam a joaninha, têm medo de ela ser um inseto perigoso e preferem evitar o ataque.
As joaninhas precisam de uma casa segura para colocar ovos. Por isso, voam entre flores e plantas, buscando alimentos e um novo lar – elas vivem em florestas, jardins e plantações de todos os continentes. Nesse processo, ainda ajudam a polinizar as flores, pois arrastam grãos de pólen.
Dependendo da espécie, esse inseto coloca mais de 20 ovos (diversas vezes ao longo da vida), que ficam escondidos embaixo de folhas. A partir deles nascem larvas. Com o tempo, elas grudam em alguma superfície (galho ou parede) e formam uma espécie de casulo. Até o corpo estar formado (em até 3 semanas), ficam paradas lá dentro. Quando estão prontas, saem!
Joaninhas podem caminhar por aí, inclusive de cabeça para baixo, sem cair. As patas têm pelos que liberam uma meleca, mantendo-as presas à superfície. Já as asas, bem duras, ajudam na defesa contra predadores. Para voar, elas contam com outro par de asas por baixo do primeiro. As que vivem em locais frios hibernam no inverno rigoroso, ou seja, passam o frio dormindo. Na hora de hibernar, elas buscam outras joaninhas para ficarem juntas.
Fonte:
https://recreio.uol.com.br/zoo/joaninha-saiba-tudo-sobre-esse-inseto.phtml
Obrigado aos alunos bons e educados das escolas
Vila Tupi e Pedro Paulo Gonçalves Lopes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário