Átomos, moléculas, fórmulas complexas: esta é a base da química, mas, para quem acha que isso é coisa só de pesquisa em laboratório, se enganou mesmo!
A química está presente no nosso dia a dia mais do que se possa imaginar. Para começar nosso corpo é totalmente formado por átomos e moléculas, e a reposição desses elementos é feita através da alimentação.
Tudo que nos rodeia é composto também por esses elementos, com características diferentes. Sem a química, não existiria muita coisa nesse planeta!
Entenda como funciona
Na química existem vários conceitos importantes, mas dois deles são fundamentais para entendermos como ela funciona. Primeiro os átomos, que são as menores partículas de qualquer coisa que existe. Quando falamos menores, são os menores mesmo!
Imagina se você pegar um único grão de areia: acha impossível que tenha alguma coisa menor que ele, não é mesmo? Mas o fato é que um grão de areia tem bilhões de átomos! Para visualizá-los é necessário microscópio específico.
Uma mesma estrutura ou organismo pode ter átomos diferentes. O conjunto de átomos formam as moléculas, e mesmo esse conjunto é extremamente pequeno.
Uma mesma estrutura ou organismo pode ter átomos diferentes. O conjunto de átomos formam as moléculas, e mesmo esse conjunto é extremamente pequeno.
Esses átomos e moléculas se misturam, reagem e provocam reações químicas, processo que acontece o tempo todo no universo e no nosso cotidiano.
Química por toda parte
Como existem inúmeras situações do cotidiano em que a química está presente, selecionamos aqui algumas delas a título de exemplo:
Começando pelo nosso organismo, todos os órgãos funcionam a base de reações químicas, com os átomos interagindo o tempo todo.
Assim, na respiração a entrada de oxigênio e a saída do gás carbônico são processos químicos, assim como na digestão para quebrar os alimentos em partes menores e assim por diante.
Assim, na respiração a entrada de oxigênio e a saída do gás carbônico são processos químicos, assim como na digestão para quebrar os alimentos em partes menores e assim por diante.
A química está presente no processo de limpeza e desinfecção da água que utilizamos no preparo de alimentos ou mesmo para beber. A água tem que chegar livre de resíduos ou microrganismos. Assim, desde as estações de tratamento de água até as torneiras das residências, vários produtos químicos são utilizados, como por exemplo, o cloreto de ferro, o sulfato de alumínio e o carbono ativo.
Em locais onde o solo está esgotado pelo uso frequente ou mesmo quando ele é pobre em nutrientes, lá está a química novamente presente dos fertilizantes, que deixam o solo preparado para novas plantações.
Na área da saúde a química não pode faltar, seja na produção de medicamentos, na produção de componentes cirúrgicos, como, por exemplo, as válvulas cardíacas, próteses anatômicas, seringas descartáveis, luvas cirúrgicas, compostos para desinfecção hospitalar, reagentes que aceleram os resultados de exames hospitalares, entre outros.
A química da fermentação
A fermentação é uma reação química utilizada por algumas bactérias para obtenção de energia e as indústrias utilizam na fabricação de alguns produtos, veja só:
Iogurte: produzido através da fermentação lática, processo que tem como produto o ácido lático. Essas bactérias são também chamadas de lactobacilos.
Pão e cerveja: produzidos pela fermentação alcoólica, realizada por fungos, cujo produto final é o álcool;
Vinagre: sua produção ocorre através da fermentação acética. As bactérias que realizam esse processo são as acetobactérias; etc.
Substâncias no cotidiano
Algumas substâncias estão presentes em nosso cotidiano, mas com nomes diferentes de seus compostos químicos, veja alguns exemplos:
sal de cozinha: cloreto de sódio
naftalina: naftaleno
aspirina: ácido acetilsalicílico
mármore, calcário: carbonato de cálcio
água oxigenada: peróxido de hidrogênio
acetona: propanona
vinagre: ácido acético ou ácido etanoico
etanol: álcool etílico
Curiosidade
Algumas frutas como a maçã, ficam escuras por dentro ao serem cortadas. Isso acontece porque ela sofre um processo químico chamado de oxidação, ou seja, suas células cortadas liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio deixando sua aparência escura.
Fonte:
http://www.smartkids.com.br/trabalho/quimica-no-cotidiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário