Experimento 1
Objetivo: provocar
uma reação química e observar alguma evidência de que ela ocorreu.
Materiais: dois
copos grandes; vinagre; colher de sopa; bicarbonato de sódio.
Procedimentos:
a) Faça o
experimento sobre um local que possa facilmente ser limpo. Coloque o vinagre no copo até cerca de 2 cm de altura.
b) Coloque uma colherada de bicarbonato de sódio no copo com vinagre. Observe o que acontece e
anote.
c) Volte
a observar o copo após 15 minutos e verifique o aspecto do que se vê dentro do
copo.
d) Proponha uma explicação sobre o
que você observou.
Experimento 2
Objetivo: Realizar
uma reação química de decomposição.
Materiais: batata
crua; faca de ponta arredondada; copo limpo; pires; água oxigenada a 10 volumes
(pode ser adquirida em farmácia).
Procedimentos:
a)
Coloque a água oxigenada no copo até 1 cm de altura. Observe o aspecto dela e
descreva-o em seu caderno.
b) Corte
duas ou três rodelas da batata crua (elas devem ser cortadas apenas no instante
de fazer o experimento) e coloque-as sobre o pires.
c)
Despeje um pouco da água oxigenada sobre as rodelas e observe.
d) Relate em seu
caderno o que ocorreu e tente explicar por quê.
Observação: Pode-se usar um pedaço de fígado bovino cru (cortado na hora) no lugar
da batata.
Atenção: A
decomposição do peróxido de hidrogênio é incentivada por uma substância
presente nas células vivas. A luz também incentiva a decomposição do peróxido
de hidrogênio. Por isso, a água oxigenada é comercializada geralmente em
frascos escuros e recomenda-se guardá-los onde não recebam luz. Quando uma
substância decompõe-se sob ação da luz, diz-se que ela sofre fotólise, palavra
que vem do grego foto = luz, e lise = quebra, decomposição.
Não comer a batata
Objetivo: Escrever
num papel com tinta invisível e, a seguir, tornar a escrita visível usando uma
reação química.
Materiais: suco de
limão espremido na hora (lavar bem as mãos antes de se expor a Sol); folha de
papel branco; água; conta-gotas; colher; pincel fino; pincel grosso; dois copos
de vidro (de requeijão); tintura de iodo (adquirida em farmácia). Cuidado, pois
ela mancha a pele e as roupas!
Procedimentos:
a) Use o
pincel fino para escrever com o suco de limão na folha de papel.
b) Espere
até que o papel seque à sombra. Não leve o papel ao Sol nem se exponha à luz
solar antes de lavar bem as mãos para remover qualquer respingo de suco de
limão. Tomar Sol com suco de limão na pele produz queimaduras e manchas escuras
que levam muito tempo para sair.
b)
Adicione 60 gotas de tintura de iodo a meio copo (de requeijão) de água e mexa
com uma colher.
c)
Mergulhe o pincel grosso nesse líquido e esfregue-o sobre a folha. Observe os
dizeres se tornarem visíveis.
d) Proponha uma explicação para o
que você observou. Compare sua explicação com a de outros grupos e discutam-na
com o professor.
E. E. Professora Albertina Fortarel
1º A e 1º B
E. E. Bairro Fazenda Grande
EJA - 3º Termo
Bibliografia:
CANTO,
Eduardo Leite do. Ciências Naturais:
Aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Editora Moderna, 2009.
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