terça-feira, 8 de março de 2016

Reações Químicas (Experiências)

Experimento 1
Objetivo: provocar uma reação química e observar alguma evidência de que ela ocorreu.
Materiais: dois copos grandes; vinagre; colher de sopa; bicarbonato de sódio.
Procedimentos:
a) Faça o experimento sobre um local que possa facilmente ser limpo. Coloque o vinagre no copo até cerca de 2 cm de altura.
b) Coloque uma colherada de bicarbonato de sódio no copo com vinagre. Observe o que acontece e anote.
c) Volte a observar o copo após 15 minutos e verifique o aspecto do que se vê dentro do copo.
d) Proponha uma explicação sobre o que você observou.

Experimento 2
Objetivo: Realizar uma reação química de decomposição.
Materiais: batata crua; faca de ponta arredondada; copo limpo; pires; água oxigenada a 10 volumes (pode ser adquirida em farmácia).
Procedimentos:
a) Coloque a água oxigenada no copo até 1 cm de altura. Observe o aspecto dela e descreva-o em seu caderno.
b) Corte duas ou três rodelas da batata crua (elas devem ser cortadas apenas no instante de fazer o experimento) e coloque-as sobre o pires.
c) Despeje um pouco da água oxigenada sobre as rodelas e observe. 
d) Relate em seu caderno o que ocorreu e tente explicar por quê.
Observação: Pode-se usar um pedaço de fígado bovino cru (cortado na hora) no lugar da batata.
Atenção: A decomposição do peróxido de hidrogênio é incentivada por uma substância presente nas células vivas. A luz também incentiva a decomposição do peróxido de hidrogênio. Por isso, a água oxigenada é comercializada geralmente em frascos escuros e recomenda-se guardá-los onde não recebam luz. Quando uma substância decompõe-se sob ação da luz, diz-se que ela sofre fotólise, palavra que vem do grego foto = luz, e lise = quebra, decomposição.
Não comer a batata

Experimento 3 (Tinta invisível)
Objetivo: Escrever num papel com tinta invisível e, a seguir, tornar a escrita visível usando uma reação química.
Materiais: suco de limão espremido na hora (lavar bem as mãos antes de se expor a Sol); folha de papel branco; água; conta-gotas; colher; pincel fino; pincel grosso; dois copos de vidro (de requeijão); tintura de iodo (adquirida em farmácia). Cuidado, pois ela mancha a pele e as roupas!
Procedimentos:
a) Use o pincel fino para escrever com o suco de limão na folha de papel.
b) Espere até que o papel seque à sombra. Não leve o papel ao Sol nem se exponha à luz solar antes de lavar bem as mãos para remover qualquer respingo de suco de limão. Tomar Sol com suco de limão na pele produz queimaduras e manchas escuras que levam muito tempo para sair.
b) Adicione 60 gotas de tintura de iodo a meio copo (de requeijão) de água e mexa com uma colher.
c) Mergulhe o pincel grosso nesse líquido e esfregue-o sobre a folha. Observe os dizeres se tornarem visíveis.
d) Proponha uma explicação para o que você observou. Compare sua explicação com a de outros grupos e discutam-na com o professor.

E. E. Professora Albertina Fortarel
1º A e 1º B

E. E. Bairro Fazenda Grande
EJA - 3º Termo

Bibliografia:
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Editora Moderna, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário