segunda-feira, 15 de junho de 2020

Produção e Aplicações do Nitrogênio

Habilidades: Identificar as principais características da substância nitrogênio. Identificar as aplicações do nitrogênio.

O nitrogênio é um composto molecular diatômico onde os átomos de nitrogênio estão ligados covalentemente por uma tripla ligação. O nitrogênio é o gás mais abundante do ar atmosférico (78% em volume). É incolor, inodoro, pouco solúvel em água e geralmente inerte. Lavoisier, estudando suas propriedades, chamou-o de azoto que significa impróprio para a vida.

A obtenção industrial de produção do nitrogênio é feita pela liquefação do ar atmosférico e em seguida destilação fracionada, onde é obtido também o oxigênio e o argônio. 

O nitrogênio apresenta ponto de ebulição mais baixo que o oxigênio e o argônio, portanto é o primeiro gás a ser destilado da mistura.  
Da mesma forma que outros gases o nitrogênio pode ser comprimido e armazenado em cilindros.  

Aplicações do nitrogênio 
O nitrogênio apresenta inúmeras aplicações industriais; é empregado na produção de atmosfera inerte para a indústria farmacêutica, para a indústria de alimentos, de modo a evitar a ação de micróbios e para a fabricação de transistores; na têmpera de aços inoxidáveis e outros aços; no processamento de óleos e gorduras vegetais; na limpeza e secagem dos bulbos na produção de lâmpadas; 

na forma líquida para conservação e transporte de carnes, conservação de sangue e de sêmen; na rebarbação da borracha; em processos de soldagem, como corte e plasma; como matéria-prima para fabricar amônia, etc.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário