segunda-feira, 29 de junho de 2020

Extração de materiais úteis da hidrosfera

Habilidade: Compreender que a hidrosfera serve como fonte de materiais para o uso humano.

Cerca de 70% da superfície da Terra está coberta de água. Hidrosfera é o nome dado ao conjunto de regiões do planeta que agrega todos os tipos de água (sólida, líquida e gasosa). Desse conjunto, os oceanos são os maiores reservatórios com 97,3% do total da hidrosfera.  

Há também a água dos rios, lagos, aquíferos (água subterrânea), e água das geleiras localizada nos polos e regiões montanhosas, água na forma de umidade na atmosfera.  

É preciso ter ciência que, de todo o potencial da hidrosfera, apenas e aproximadamente 0,007% é água disponível ou de possível acesso para consumo humano.  

Importância dos oceanos  
Embora para os seres humanos a água doce tenha uma importância imediata na manutenção da vida, os oceanos com sua água contendo aproximadamente 3,5% de sais, principalmente cloreto de sódio, é que tem um importante papel vital na manutenção da vida no planeta Terra como um todo e um importante aliado na amenização do efeito estufa por meio da absorção de grandes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera.  

Fitoplâncton - Florestas no oceano   
É no oceano que se desenvolve uma das mais importante forma de vida, o fitoplâncton, que são algas microscópicas que vivem flutuando no mar em função das correntes, estes vegetais marinhos são responsáveis pelo equilíbrio do clima no planeta através da absorção do dióxido de carbono e da produção de cerca de 80% do oxigênio atmosférico e representa a base das cadeias alimentares dos ecossistemas marinhos.  

Os oceanos e o equilíbrio do clima  
Os oceanos são responsáveis pela manutenção do clima terrestre. O transporte de calor se dá da seguinte forma: A água absorve essa energia térmica (calor) que recebe sobretudo nos trópicos e a redistribui para o resto do planeta, no sentido dos pólos através das correntes marinhas.  

Nesse movimento a água aquecida e menos densa se desloca pela parte superficial dos oceanos em direção aos polos, nesse trajeto e a aproximação dos polos ocorre a perda de calor e consequente resfriamento e aumento da densidade provocando o afundamento do fluxo de água, este efeito provoca o processo inverso no oceano profundo, a água afunda e migra para as zonas equatoriais, num processo muito lento. Caso contrário, a Terra tornar-se-ia demasiadamente fria para a sobrevivência do ser humano.  

Oceanos - Alimento, energia e vida  
O mar é, também, uma importante fonte de alimento e de energia, tanto as energias não renováveis como o petróleo e o gás, como as energias renováveis como o vento e as ondas marítimas.  

A zona costeira é particularmente importante porque 60 % da população mundial vive numa faixa de 100 km da costa marítima. A interface entre a hidrosfera, litosfera e a atmosfera é onde ocorre o desenvolvimento da vida em nosso planeta. A interação entre estes três ambientes recebe o nome de biosfera.  

Ciclo hidrológico é um processo dinâmico provocado pela energia solar e do interior da Terra em que a água se recicla continuamente transitando entre a hidrosfera, atmosfera e litosfera. Na hidrosfera a água num processo dinâmico e contínuo percorre os três estágios (sólido, líquido e gasoso) que tem o clássico nome de ciclo hidrológico.  

Nesse processo as águas dos oceanos e dos continentes se evaporam, formam nuvens que condensam-se e precipitam-se sobre o planeta sob a forma de chuva, neve ou granizo. Depois escorrem para rios, lagos e aos poucos correm de novo para o mar, ou para o subsolo onde acumula-se formando depósitos subterrâneos de água, também conhecidos como lençóis freáticos ou aquíferos. Mantendo assim o equilíbrio no sistema hidrológico do planeta. 

Além disso a água, em seu estado líquido ou sólido, cumpre o importante papel de agente modelador da crosta terrestre. A maior parte dos depósitos sedimentares provem do transporte e da deposição pela ação da água e do gelo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário