segunda-feira, 21 de março de 2022

Utilização e aplicação dos gases que compõem o ar atmosférico

Habilidades:
 
Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases. - Compreender a existência do ar, seus efeitos e importância. - Reconhecer causas e efeitos da poluição.

O que é considerado poluente? 
Qualquer substância presente no ar e que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem-estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade. 

Como é realizado a medida o nível de poluição na atmosfera? 
É medido pela quantidade de substâncias poluentes presentes no ar. 

Qual a influência das condições meteorológicas na concentração de poluentes? 
A concentração de poluentes está fortemente relacionada às condições meteorológicas. Alguns dos parâmetros que favorecem altos índices de poluição são: alta porcentagem de calmaria, ventos fracos e inversões térmicas a baixa altitude. 

Qual a relação da umidade do ar: 
Umidade do ar (%): 20 % a 30 % 
Recomendações e cuidados em relação a atividade física: Melhor evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, umidificação de jardins etc. 

Umidade do ar (%): 20 % e 12 % 
Recomendações e cuidados em relação a atividade física: É recomendável suspender exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados. 

Umidade do ar (%): Menor do que 12 % 
Recomendações e cuidados em relação a atividade física: É preciso interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados; manter umidificados os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, hospitais etc.

Composição do ar e temperaturas de ebulição e liquefação dos gases:

Utilização e aplicação dos gases que compõe o ar atmosférico
Oxigênio: é utilizado em todos campos da indústria e pesquisa, na fabricação de aço, solda, corte e produtos químicos, no tratamento de esgotos, em tratamentos médicos, fábricas de vidro, fábricas de papel e até como gás oxidante para combustível de foguetes

Nitrogênio: tem utilização garantida na fabricação de aço e semicondutores, na indústria química e de análise, na purga de linhas e tanques, entre outros. 

Xenônio: o uso principal e mais famoso deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos.

Como os gases são separados para serem utilizados? 
Após a liquefação do ar, a mistura líquida é submetida à destilação fracionada.

Fonte:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/01/Caderno-do-Professor-%E2%80%93-Ensino-M%C3%A9dio-3a-serie-Ci%C3%AAncias-da-Natureza-1o-sem.pdf
https://www.linkedin.com/pulse/como-o-ar-pode-ser-usado-na-ind%C3%BAstria-chicago-pneumatic

Nenhum comentário:

Postar um comentário