terça-feira, 8 de março de 2016

Amaciante de Roupas

Materiais:  
4 colheres (sopa) de glicerina líquida; leite de rosas (2 colheres de sopa); um sabonete ralado; 1 litro de água quente (sem ferver); 4 litros de água fria; um frasco para colocar o amaciante. 
Procedimentos:  
Ralar o sabonete e adicionar na água quente. Mexer até o sabonete dissolver. Depois de mais ou menos duas horas, misturar com a água fria e acrescentar o leite de rosas. Mexer e deixar descansar até o outro dia. 
História do amaciante 
Entende-se por amaciador de roupa uma composição líquida que se adiciona a máquinas de lavar roupa para tornar os tecidos mais suaves e macios ao toque. Sucintamente, estes produtos provocam a deposição de químicos lubrificantes nos tecidos têxteis, garantindo não apenas mais suavidade, como também redução da “eletricidade estática” e impregnação dos mesmos com uma fragrância. 

O conceito de amaciador surgiu no início do século XX, na forma de “amaciadores de algodão” pois tinham como objetivo tornar as fibras de algodão mais suaves após a etapa de tingimento. Nessa altura o amaciador continha na sua fórmula 7 partes de água, 3 partes de sabão e 1 parte de óleo vegetal. Por volta de 1960 várias empresas começaram a comercializar amaciadores baseando-se em fórmulas menos artesanais, acompanhando uma crescente popularidade deste produto. 

Uma das maiores desvantagens dos amaciadores é a sua incompatibilidade com os detergentes, o que implica que só possa ser aplicado após remoção do detergente. Chegados ao fim de anos 90, as vendas anuais de amaciadores líquidos nos EUA rondavam os 700 milhões de dólares. 

Outras utilidades: 
O amaciante serve também para desinfetar com perfume. É indicado adicionar a medida de dois dedos do produto em garrafa plástica de 1 litro, mais álcool em mesma medida, e completar com água. Passando a mistura nos pisos através do pano úmido, o resultado é ação de limpeza, desinfetante e perfume. 
Mais uma aplicação útil do desinfetante, é para tapetes macios. Após a limpeza, as fibras e carpetes estão ressecados e ásperos. Para resolver, basta adicionar meia tampa do amaciante em 2 litros de água. 

O líquido através do borrifador é espalhado pelo tapete ou carpete, sendo indicada massagem das fibras com dedos, usando luva ou escova bem macia. A secagem é natural. 
Outra dica interessante é usar amaciante para vidros brilhando. O produto dá efeito de vidro limpo, brilhante e livre de manchas, repelindo o pó. É preciso dissolver uma colher de sopa do amaciante para meio litro de água, colocando em borrifador. Com pano macio, sem soltar fiapos, a limpeza é realizada. E depois da secagem é indicado tirar o excesso. 

Mais uma dica ótima é tirar as manchas dos adesivos e colas. Retirando manchas do chão, como de etiqueta de tapete, é importante adicionar um pouco do produto na área, esperar minutos e limpar com pano seco. 

Fonte: http://engenharia-quimica.blogspot.com.br/2011/07/sobre-os-amaciadores-de-roupa.html 
Fonte: http://mulhercuriosa.com.br/rapido-e-facil-como-fazer-amaciante-de-roupa-caseiro 
Fonte: ALVARENGA & PEDERSOLI & ASSUNÇÃO FILHO & GOMES. Ciências Naturais no dia a dia. Manual do Professor. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário