sábado, 25 de abril de 2020

Currículo de Química - 1º Bimestre - Conteúdos e Habilidades

Conteúdos específicos
1º Ano - 1º Bimestre
Temas / Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo 
Transformações químicas no dia a dia 
Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade 
- Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações 
- Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das transformações 
- Reações endotérmicas e exotérmicas 
- Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos 
- Transformações que podem ser revertidas 
Alguns materiais usados no dia a dia 
Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias 
- Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade 
- Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização 
- Métodos de separação no sistema produtivo

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Identificar matérias-primas empregadas e produtos obtidos em diferentes processos industriais 
- Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz etc.) 
- Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo
- Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas 
- Descrever as transformações químicas em linguagem discursiva 
- Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição 
- Classificar fenômenos que resultem em formação de novas substâncias como transformações químicas 
- Comparar o tempo necessário para que transformações químicas ocorram (rapidez) 
- Classificar transformações químicas como fenômenos endotérmicos e exotérmicos 
- Classificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis 
- Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas 
- Avaliar aspectos gerais que influenciam nos custos (ambiental e econômico) da produção de diferentes materiais 
- Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação etc.) com base nas propriedades dos materiais

2º Ano - 1º Bimestre
Temas / Conteúdos
Materiais e suas propriedades 
Água e seu consumo pela sociedade 
Propriedades da água para consumo humano 
Água pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudança de propriedades; concentração de soluções 
- Concentração de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L–1, mol.L–1, ppm, % em massa) 
- Alguns parâmetros de qualidade da água–concentração de materiais dissolvidos 
Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas em soluções 
Relações estequiométricas; solubilidade de gases em água; potabilidade da água para consumo humano 
- Relações quantitativas de massa e de quantidade de matéria (mol) nas transformações químicas em solução, de acordo com suas concentrações 
- Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO) 
- Uso e preservação da água no mundo 
- Fontes causadoras da poluição da água 
- Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Reconhecer como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no planeta 
- Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L 
- Preparar soluções a partir de informações de massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções mais concentradas 
- Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável 
- Interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas relativos ao critério brasileiro de potabilidade da água
- Interpretar dados relativos à solubilidade e aplicá-los em situações do cotidiano 
- Expressar e inter-relacionar as composições de soluções (em g.L–1 e mol.L –1 , ppm e % em massa) 
- Avaliar a qualidade de diferentes águas por meio da aplicação do conceito de concentração (g.L–1 e mol.L–1) 
- Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água 
- Definir Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) 
- Interpretar dados de DBO para entender a importância do oxigênio dissolvido no meio aquático 
- Aplicar o conceito de DBO para entender problemas ambientais 
- Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano 
- Realizar cálculos envolvendo concentrações de soluções e de DBO e aplicá-los para reconhecer problemas relacionados à qualidade da água para consumo 
- Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo

3º Ano - 1º Bimestre
Temas / Conteúdos
Atmosfera como fonte de materiais para uso humano 
Extração de materiais úteis da atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns materiais 
- Liquefação e destilação fracionada do ar para obtenção de matérias-primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres) 
- Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração, temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador) 
- Modelos explicativos da velocidade das transformações químicas 
- Estado de equilíbrio químico – coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas 
- Processos químicos em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio – avaliação de produção, consumo e utilização social

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
- Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases 
- Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substâncias com temperaturas de ebulição próximas 
- Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem 
- Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química 
- Reconhecer a orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva 
- Reconhecer que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar a etapa lenta de uma transformação química como a determinante da velocidade com que ela ocorre
- Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas transformações 
- Relacionar a energia de ativação da etapa lenta da transformação química com a velocidade com que ela ocorre 
- Aplicar os conhecimentos referentes às influências da pressão e da temperatura na rapidez e na extensão de transformações químicas de equilíbrio para escolher condições reacionais mais adequadas 
- Fazer previsões qualitativas sobre como composições de variáveis podem afetar as velocidades de transformações químicas, usando modelos explicativos 

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